Dúvidas e inseguranças normalmente acompanham as grávidas, mesmo em tempos ditos normais. É natural que as preocupações com a gestação, o parto e o bebê aumentem no período da pandemia do novo coronavírus.

Por isso separamos as principais dúvidas relacionadas ao Projeto Parto Adequando nesse momento de pandemia:

 

1. O que é o Projeto Nascer?

É o projeto que está ajudando a promover a mudança da cultura nacional no que diz respeito ao parto e nascimento, que incentiva o parto normal e reduz o percentual de cesarianas sem indicações e agendadas.

Desde 2013 a Unimed Sul Paulista tem ajudado a promover essa mudança, realizando algumas alterações físicas e estruturais, como também na equipe de trabalho.

A partir das primeiras experiências, o Hospital Unimed Sul Paulista foi convidado a participar do Projeto nacional Parto Adequado, criado em 2015 pela ANS – Agência Nacional de Saúde Suplementar, o Hospital Israelita Albert Einstein e o IHI – Institute for Healthcare Improvement, com o apoio do Ministério da Saúde e desde então o Projeto Parto Nascer na Unimed Sul Paulista já conseguiu evitar várias cesáreas desnecessárias, evitando grandes riscos às gestantes.

 

2. Como é o atendimento do Projeto Nascer da Unimed Sul Paulista?

A Unimed estabeleceu o plantão 24 horas por dia no Hospital Dr. José Silva Dantas Filho, dedicado à assistência da parturiente. A equipe é formada por médicos e profissionais de enfermagem. O sistema de plantão favorece um atendimento humanizado e seguro à gestante e sua família.

Durante o pré-natal, o médico obstetra vai registrar a evolução da gestação no Cartão de Gestante, o que garantirá as informações necessárias para o obstetra de plantão no hospital.

Assim que a gestante completa 36 semanas, o médico obstetra que a acompanhou no pré-natal a encaminha para o Projeto Parto Adequado.

A cada semana a gestante passa em consulta com o médico de plantão do dia. Assim ela tem a oportunidade de conhecer não apenas o médico que poderá fazer seu parto, como toda a equipe de enfermagem, criando vínculo, para o dia tão importante do nascimento do bebê.

Quando existe algum problema, e é necessário a indicação da cesárea, elas são agendadas a partir de 39 semanas.

A partir de 40 semanas, a gestante é acompanhada de 2 em 2 dias, com a realização da Cardiotocografia, para monitoramento cardio fetal.

Com 41 semanas de gestação, a gestante é internada para avaliação e indução ao Trabalho de Parto.

 

 

3. Como é composta a equipe do Projeto Nascer?

A equipe é formada por médico ginecologista e obstetra, anestesista, pediatra, enfermeiras obstetras e técnicas de enfermagem, que darão toda assistência e retaguarda tanto no momento de dar à luz, quanto nas consultas semanais.

 

4. Posso escolher com qual médico posso passar em consulta?

Não é possível escolher o médico, pois o objetivo é que a gestante seja atendida por toda a equipe, cada semana em um dia diferente, para que tenha a oportunidade de conhecer todos os médicos.

 

5. Como agendar as consultas no Projeto Nascer?

Os agendamentos podem ser realizados através do telefone (15) 3376-9816.

Pré-natal de alto risco deve ser informado no primeiro contato.

 

 

6. Como posso me inscrever para o Curso de Gestantes?

O Curso de Gestantes é realizado em um único dia, aos sábados, com início às 8h e término previsto para às 13h. É possível levar um acompanhante.

O curso é ministrado por uma equipe multiprofissional experiente e altamente qualificada, que compreende nutricionista, educador físico, fisioterapeuta, psicóloga, fonoaudióloga, enfermeira e médico obstetra.
 

7. Posso escolher meu acompanhante para o momento do parto?

Sim. A gestante tem direito a acompanhante durante todo o período de trabalho de parto, parto e pós-parto. O acompanhante será indicado pela gestante, podendo ser o pai do bebê, o parceiro atual, a mãe, um(a) amigo(a), ou outra pessoa de sua escolha.

 

8. É possível levar doula?

A Unimed Sul Paulista entende que para o nascimento, é essencial que a futura mamãe esteja tranquila e consciente que o parto normal é a opção mais adequada. A doula pode ajudar a gestante no preparo físico e emocional dessa escolha, com medidas naturais para o alívio da dor. 

Por esse motivo, o Hospital Dr José Silva Dantas Filho admite a entrada de doulas durante o trabalho de parto, sendo permitido permanecer até o momento do nascimento.

No momento, por conta da pandemia e os novos protocolos hospitalares praticados, não está autorizada a entrada de doulas. A presença da doula pode ser substituída pelo do acompanhante, caso a mãe opte por isso.

 

 

9. É possível levar fotógrafo no momento do parto?

O Hospital permite que você registre esse momento tão importante e especial. Consulte a recepção com antecedência de 2 meses (data provavél do parto) para providenciar os documentos exigidos.

No momento, por conta da pandemia e os novos protocolos hospitalares praticados, não está autorizada a entrada de fotógrafos.

 

 10. O que é o Plano de Parto e como sei que ele será atendido?

O Plano de Parto é uma lista de itens relacionados ao parto, sobre os quais você pensou e refletiu. Isto inclui escolher onde você quer ter seu bebê, quem vai estar presente, quais são os procedimentos médicos que você aceita e quais você prefere evitar.
O Hospital Unimed Sul Paulista disponibiliza para você! Em caso de dúvidas ao preencher, consulte a Enfermeira Obstetra e equipe GO.

 

11. Quais os sinais de trabalho de parto?

  • Perda de líquido amniótico pela vagina (bolsa rota)
  • Contrações regulares (3 em 10 minutos)
  • Sensação de compressão em baixo ventre,devido a forma em que o bebê está posicionado
  • Abdômen endurecido, dor lombar e perdas vaginais mais intensas.

 

12. Quais são os testes da Triagem Neonatal realizados antes da alta hospitalar?

  • Teste do Ouvido - fonoaudióloga
  • Teste da Língua - fonoaudióloga
  • Teste do Olho - pediatra
  • Teste Ortolani - pediatra
  • Teste Coração - enfermagem
  • Teste do pézinho - enfermagem (após a primeira mamada)

 

13. Quais vacinas realizadas no bebê, antes da alta hospitalar?

  • Kanakion (vitamina K)
  • Crede ocular (nitrato de prata)
  • BCG
  • Hepatite B - primeira dose

 

 

14. O que levar para a maternidade?

Levar o cartão de vacina junto com o cartão do pré-natal

Para a mamãe:

01 Pacote de absorventes pós-parto;

01 Par de chinelos ANTIDERRAPANTE;

03 Jogos de camisolas ou pijama de fácil manejo para amamentação;

04 Calcinhas cintura alta;

01 Cinta pós-parto (c/abertura entre as pernas);

01 Roupa para o dia da alta;

02 Protetores de seios;

Produtos de higiene pessoal.

Sabonete líquido Neutro Glicerinado

 

Para o bebê:

01 Pacote de fraldas descartáveis (RN);

03 Conjuntos body + calça;

03 Macacões de RN ou P;

01 Manta (de acordo c/ a estação);

01 Cobertor;

03 Fraldas de pano (pano de boca)

01 Escovinha macia para cabelos;

02 Pares de luvas;

03 Pares de meias;

01 Sabão neutro liquido GRANADO (sugestão).