3| ÍNDICE DE DESEMPENHO DE SAÚDE SUPLEMENTAR - IDSS

O Índice de Desempenho da Saúde Suplementar - IDSS é o índice que estimula a transparência e a segurança nas informações trocadas entre Operadoras de Saúde seus clientes. O IDSS é conhecido como a “nota” das operadoras, seu resultado demonstra como o mercado está se comportando nos itens avaliados anualmente e é um importante parâmetro para beneficiários de planos de saúde. Ele avalia as Operadoras que compõe o Programa de Qualificação da Saúde Suplementar – PQO, criado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS para fiscalizar a qualidade dos serviços da Saúde Suplementar no país, garantir transparência e equilíbrio no mercado, auxiliando o consumidor no momento de escolher um plano de saúde.

A avaliação é realizada com base em quatro dimensões, utilizando dados extraídos dos sistemas de informações da ANS ou coletados nos sistemas nacionais de informação em saúde.
 
  • Dimensões de avaliação do IDSS:
ATENÇÃO À SAÚDE
Avalia o atendimento em todas as suas formas, com foco nas ações de prevenção e assistência prestadas aos beneficiários.

GARANTIA DE SUCESSO
Verifica a garantia de acesso do cliente na rede assistencial abrangendo a oferta de rede de prestadores.

SUSTENTABILIDADE DO NEGÓCIO
Monitora a Sustentabilidade da Operadora, considerando a consistência econômica e financeira da Organização, passando
pela satisfação do beneficiário e compromissos com prestadores.

GESTÃO DE PROCESSOS E REGULAÇÃO
Avalia o cumprimento das obrigações técnicas e cadastrais das operadoras junto à ANS.
*O IDSS geral do setor da Saúde Suplementar no País, no ano-base 2017 foi de 0,7295, sendo 1,0 o valor máximo que pode ser atingido.

IDSS da operadora 2024 (Ano-base 2023)


Pontuação para operadora acreditada: Operadora não bonificada
 

1 - IDQS - QUALIDADE EM ATENÇÃO À SAÚDE
Avaliação do conjunto de ações em saúde que contribuem para o atendimento das necessidades de saúde dos beneficiários, com ênfase nas ações de promoção, prevenção e assistência à saúde prestada.

2- IDGA - GARANTIA DE ACESSO
Condições relacionadas à rede assistencial que possibilitam a garantia de acesso, abrangendo a oferta de rede de prestadores.

3 - IDSM - SUSTENTABILIDADE NO MERCADO
Monitoramento da sustentabilidade da operadora, considerando seu equilíbrio econômico-financeiro, passando pela satisfação do beneficiário e compromissos com prestadores.

4 - IDGR - GESTÃO DE PROCESSOS E REGULAÇÃO
Entre outros indicadores, essa dimensão afere o cumprimento das obrigações técnicas e cadastrais das operadoras junto à ANS.

FAIXAS DE NOTAS DE AVALIAÇÃO:


Para acessar o conteúdo completo do Programa de Qualificação de Operadoras: 

A ANS iniciou, a partir do IDSS ano-base 2017, uma nova etapa do Programa de Qualificação, que usa o Sistema de Informação do Padrão TISS (Troca de Informações na Saúde Suplementar) como fonte de dados para o processamento dos indicadores. A metodologia foi totalmente modificada, com os indicadores calculados sobre uma base de dados nova, gerando resultados que não são totalmente comparáveis com os anos anteriores.
 
GRÁFICO DE EVOLUÇÃO DO IDSS - TISS

GRÁFICO DE EVOLUÇÃO DO IDSS
Para os anos de 2008, 2009 e 2010 os resultados foram apresentados apenas por faixa.

Dados da operadora UNIMED BELÉM COOPERATIVA DE TRABALHO MÉDICO

Nome Fantasia UNIMED BELÉM
Registro ANS 30397-6
CNPJ 04.201.372/0001-37
Razão Social UNIMED BELÉM COOPERATIVA DE TRABALHO MÉDICO
Situação do Registro ANS Ativa
Total de Consumidores 273.188
Tipo Operadora médico-hospitalar
Modalidade Cooperativa Médica