Faça sua busca aqui
Acesse para manter seus dados atualizados
Login para beneficiários
Busque seu médico especialista
Acesso para retirar sua declaração de IR, segunda via de boleto e mais
Plantão de atendimento online
Busque por um profissional do plano odontológico
Voltar Trindade Leal – Moderno Fronteiriço
A Casa da Memória Unimed Federação/RS abre em, 3 de abril, a exposição Trindade Leal – Moderno Fronteiriço, uma parceria com Daniel Chaieb Agência de Leilões e Rafael Pandolfo Advogados Associados, sem nenhum recurso público cultural. A mostra, que vai até 3 de maio, conta com cerca de 100 peças, entre pinturas, gravuras e desenhos, produzidos entre o final da década de 1940 e o ano do seu falecimento (2013).
Em 5 de abril, será realizado no mesmo local o lançamento do livro sobre o pintor, gravador e desenhista – que está entre os primeiros artistas plásticos modernistas gaúchos. A obra, que leva o mesmo título da exposição, presta uma homenagem a Trindade Leal ao explorar sua trajetória, fases plásticas e principais temas. Em um cenário onde há escassez de publicações abrangentes sobre nossos artistas históricos, a obra se torna ainda mais relevante. O curador da exposição e autor do livro, José Francisco Alves, também escreveu Stockinger – Vida e Obra, em 2012. “Esse foi o último livro sobre um artista lançado em Porto Alegre, fato que evidencia a falta de incentivo à pesquisa sobre a historiografia da arte gaúcha”, afirmou.
Sobre o artista
Geraldo Trindade Leal nasceu em Santana do Livramento, em 1927. Em 1953 foi para a Bahia, onde pesquisou a arte africana e desenvolveu estudos sobre Pablo Picasso e o cubismo. Voltou para Porto Alegre em 1954, quando iniciou-se em xilogravura no ateliê de Francisco Stockinger. Na segunda metade dos anos 50, realizou ilustrações para contos de Edgar Allan Poe e lançou um álbum de xilogravuras intitulado O Lobisomem.
Serviço
A visitação ocorre de segunda-feira a sexta-feira, das 13h às 18h, com último acesso às 17h30min.
Por Cristiane Von Appen
Rede Credenciada