Voltar

9 verdades e 1 mentira sobre o café

9 verdades e 1 mentira sobre o café

Algumas curiosidades para ler enquanto aproveita seu cafezinho

9 verdades e 1 mentira sobre o café

3 Abril 2023

 

Para muitas pessoas, o dia só começa depois de uma xícara de café. A bebida é tão presente na rotina dos brasileiros que somos o segundo maior consumidor mundial do grão. 

 

Mas, se no café da manhã ele é quase unanimidade, em resultados de pesquisas o café ainda divide opiniões. De tempos em tempos, surgem novas hipóteses sobre benefícios, malefícios e a quantidade recomendada a ser consumida.

 

Para desmistificar algumas informações sobre o café e saber ainda mais sobre a bebida, reunimos 9 verdades e 1 mentira.

 

Verdades e mentiras sobre o café

 

 

O café é uma fruta

Verdade! A bebida é feita a partir da torra das sementes da cereja de café, ou seja, uma fruta

 

Existem 2 tipos de grãos

Verdade! O café mais aromático e suave é feito com o grão arábica, originário da Etiópia. Já o café mais cafeinado e amargo é feito com o grão robusta, cultivado em todo o mundo. 

 

A torra faz diferença

Verdade! Conforme especialistas, as diferenças entre torra clara, média e escura vão além do sabor. Em torras mais escuras, há menor concentração de cafeína, assim como uma diminuição do efeito antioxidante da bebida. Portanto, quanto mais clara a torra, melhor o nível de antioxidantes positivos para o organismo. 

 

Existe um jeito certo de preparar

Verdade! Para os entendedores de café, a melhor forma de preparar a bebida é moendo o grão na hora. A água também faz a diferença: recomenda-se que seja filtrada ou mineral, e não pode ultrapassar os 95 graus Celsius. Na hora de molhar o pó, movimentos circulares garantem uma melhor extração do sabor.

 

Café alivia prisão de ventre

Verdade! De acordo com um estudo feito pela Universidade do Texas, o café causa contrações intestinais, fazendo com o que o órgão se movimente e acelere o processo final da digestão.

 

O café estimula os sentidos

Verdade! Você já sabe que o café afasta o sono e melhora o foco, mas o efeito estimulante vai além. A bebida também age nos 5 sentidos, aperfeiçoando o desempenho em tarefas simples, a audição e a observação, de acordo com a Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto.

 

Café forte tem pouca cafeína

Verdade! Ao contrário do que muitas pessoas pensam, são as torras mais suaves e menos amargas de café que concentram mais cafeína. Isso porque, quanto mais tempo o grão é exposto à torra, mais óleos essenciais são perdidos.

 

Café faz bem para o coração

Verdade! Por conter o antioxidante polifenol, o café pode ajudar a reduzir a pressão arterial quando não consumido em excesso, auxiliando na saúde cardiovascular.

 

Café tem mais malefícios do que benefícios

É mentira!! Quando consumido moderadamente, o café raramente causa efeitos adversos no organismo. De acordo com o Departamento de Nutrição da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo, o consumo diário não deve ultrapassar três xícaras, cerca de 40 ml de café expresso ou 110 a 150 ml de café filtrado. Leia mais: Benefícios do café, malefícios e cuidados

 

Continuando a conversa sobre bebidas, sabia que água não é tudo igual? Conheça as principais diferenças desse recurso fundamental para o funcionamento do organismo: Entenda os diferentes tipos de água  

 

Fontes: USP 1 e 2 | Harvard | SOCESP | ABRAN


Agência Babushka | Edição e Revisão: Unimed do Brasil

Revisão técnica: equipe médica da Unimed do Brasil


Média (65 Votos)
Avaliar:

COMPARTILHAR:


 

Uma publicação compartilhada por Unimed (@unimedbr) em