Voltar

Medicina Preventiva e o foco na saúde e bem-estar do beneficiário

Medicina Preventiva e o foco na saúde e bem-estar do beneficiário

Medicina Preventiva e o foco na saúde e bem-estar do beneficiário

O plano de saúde da Unimed Planalto Médio proporciona uma série de benefícios aos seus clientes e um deles fundamenta-se no serviço prestado pela Medicina Preventiva, que desde 2009 proporciona aos beneficiários, ações educativas que alteram o modelo tradicional de assistência médica.

A atuação da equipe que é composta por enfermeira, técnica de enfermagem, nutricionista, educadora física, psicóloga, auxiliar administrativo e médico coordenador passa a ser para a defesa e promoção da saúde, com práticas essenciais que buscam evitar o surgimento de doenças e suas possíveis complicações.

Para tanto, a Unimed Planalto Médio oferece gratuitamente aos seus beneficiários a participação em grupos, programas de educação e avaliação clínica, através de um atendimento diferenciado, envolvendo os seguintes serviços:

- Exercícios físicos supervisionados;
- Controle da pressão arterial e glicemia;
- Avaliação Nutricional e acompanhamento quando necessário;
- Atividades práticas na cozinha experimental;
- Avaliação Psicológica e escuta;
- Dinâmicas em grupo;
- Palestras com médicos cooperados e demais profissionais da área da saúde;
- Gerenciamento de crônicos através de visita domiciliar;
- Monitoramento telefônico de beneficiários impossibilitados de participar das atividades.

Os grupos

Bem Viver: atende beneficiários, independente da faixa etária, que apresentam alguma comorbidade associada como Hipertensão Arterial, Diabetes, Dislipidemias, Sobrepeso e Obesidade.

Vida Ativa: atende beneficiários acima de 60 anos com ou sem comorbidade associada, com o objetivo de realizar atividades preventivas e educativas a fim de evitar o aparecimento de doenças e suas possíveis complicações. Em março de 2012, este programa recebeu a aprovação do cadastramento junto à Agência Nacional de Saúde Suplementar.


As principais formas de captação de novos beneficiários utilizadas pela equipe são o contato telefônico, as visitas hospitalares, folders e encaminhamento médico que pode ser realizado através do site www.unimed.coop.br/planaltomedio no link da Medicina Preventiva ou diretamente através do e-mail mpreventiva@unimedpf.com.br.

O trabalho realizado permite o gerenciamento e a redução dos custos assistenciais dos beneficiários participantes, bem como a melhora do quadro clínico e mais qualidade de vida.



Carolina Carvalho