Voltar

Por um Natal ecológico e solidário

Por um Natal ecológico e solidário

Por um Natal ecológico e solidário

No âmbito dos negócios, entende-se a sustentabilidade empresarial como a atividade capaz de se manter, por período indeterminado de tempo, não colocando em riscos os recursos naturais dos quais depende. Assim, a empresa continua a visar lucro, mas passa a considerar o impacto de suas atividades no meio ambiente, procurando amenizá-lo de maneira eficiente, desempenhando, ao mesmo tempo, ações de cunho social, seja em benefício de seus funcionários ou da comunidade.

Neste contexto a Unimed Planalto Médio desenvolveu durante o ano, ações através do setor de Responsabilidade Socioambiental no intuito de contribuir com o descarte e reciclagem do lixo. Uma delas foi a 2ª edição da casinha de bonecas de caixas de leite tetra pak. Os 12 colaboradores voluntários trabalharam 22 horas nas 7 etapas do processo de construção: 1º) preenchimento das caixas de leite com jornal e colagem da abertura; 2º) montagem da estrutura de madeira; 3º) colagem das caixas (assentamento de tijolos de alumínio); 4º) impermeabilização das caixas (interno e externo) para ter uma maior durabilidade; 5º) pintura; 6º) cobertura; 7º) acabamento.



Para a confecção da casa de 1,60m de lagura x 2,00m de comprimento x 1,70m de altura, foram utilizadas 800 caixas de leite tetra pak, 30 kg de jornal para preenchimento das caixas para dar sustentação, madeira na estrutura, cobertura com polionda por ser mais leve e segura para as crianças, impermeabilizante, cola e tinta. A Coordenadora da Responsabilidade Socioambiental, Margareth Dal’Maso, agradeceu a participação ativa dos colaboradores voluntários não só na construção, mas na doação das caixas de leite e limpeza do local. “Todos com certeza trabalharam com muito carinho, amor e dedicação”.

Em nome do Lar Emiliano Lopes, o Coordenador Sérgio Oliveira proferiu algumas palavras em agradecimento pela mobilização dos colaboradores da Unimed durante o ano de 2013. “Agradeço a todos vocês que disseram, não com palavras, mas com atitudes, que o nosso trabalho está sendo muito bem aceito junto à comunidade de Passo Fundo. E que 2014 possamos estar novamente juntos nessa empreitada pelo bem e que possamos fazer toda a diferença nessa nossa sociedade tão cruel que às vezes maltrata as nossas crianças”.

Além disso, na quinta-feira, 19 de dezembro, as 88 crianças do Centro Educacional Assistencial Metodista Edith Schisler (CEAMES) ganharam uma tarde inesquecível. A garotada se divertiu em uma festa de Natal muito especial promovida pela Unimed Planalto Médio. Bonecas e bolas de futebol foram os presentes que o Papai Noel entregou a cada um.

"É mais um ano que a gente termina com o sentimento de que todo o esforço e dedicação valeram a pena”, enfatizou a Coordenadora da Responsabilidade Socioambiental, Margareth Dal’Maso. Já o Presidente da cooperativa, Henrique Luiz Oliani, falou que “a cada grãozinho de areia gentilmente cedido por cada voluntário nas ações, contribuímos para que as crianças tenham mais e melhores oportunidades de ser feliz”.


Carolina Carvalho