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Unimed Planalto Médio atenta às definições da ANS

Unimed Planalto Médio atenta às definições da ANS

Agência Nacional de Saúde Suplementar suspende a comercialização de 301 planos de 38 operadoras de saúde

Unimed Planalto Médio atenta às definições da ANS

Agência Nacional de Saúde Suplementar suspende a comercialização de 301 planos de 38 operadoras de saúde

A partir de 05 de outubro, 38 operadoras de planos de saúde estão proibidas de comercializar 301 planos de saúde pelos próximos três meses. Entre estes, 221 planos de 29 operadoras permanecem com a comercialização suspensa desde julho deste ano e 80 novos planos e nove operadoras juntaram-se ao time que descumpriu a regulamentação. A suspensão dos planos se deu com base na avaliação feita no período de 19 de junho a 18 de setembro.

As operadoras não estão cumprindo a Resolução Normativa nº 259, que determina prazos máximos de atendimento para consultas, exames e cirurgias. No período da avaliação foram feitas 10.144 reclamações pelos beneficiários de planos de saúde referentes ao não cumprimento dos prazos máximos estabelecidos.

As operadoras que não cumprem os prazos definidos pela ANS estão sujeitas a multas de R$ 80.000,00 ou de R$ 100.000,00 para situações de urgência e emergência. Em casos de descumprimento reiterado, as operadoras podem sofrer medidas administrativas, como a suspensão da comercialização de parte ou da totalidade dos seus planos de saúde e a decretação do regime especial de direção técnica, inclusive com a possibilidade de afastamento dos seus dirigentes.

O cliente deve esperar no máximo por sete dias úteis para conseguir o atendimento em consultas básicas. Outras especialidades o prazo é de 14 dias e para procedimentos de alta complexidade, 21 dias.

A Unimed Planalto Médio orienta os seus beneficiários a buscar por atendimento no mínimo com três profissionais da especialidade médica e caso haja algum impeditivo para o agendamento da consulta após as tentativas, buscar o auxílio do setor de Relacionamento com o Cliente nos telefones (54) 3317-6352 e (54) 3317-6348 ou pela ferramenta Fale Conosco no site www.unimed.coop.br/planaltomedio.

O consumidor que pretende contratar um plano de saúde poderá verificar se o registro deste produto corresponde a um plano com comercialização suspensa pela ANS. Esta informação pode ser verificada no site www.ans.gov.br, no link Planos de Saúde e Operadoras, sub-link Contratação e Troca de plano.


Carolina Carvalho