Voltar

Unimed qualifica sua equipe de socorristas com curso de PHTLS

Unimed qualifica sua equipe de socorristas com curso de PHTLS

Unimed qualifica sua equipe de socorristas com curso de PHTLS




Nos dias 25 e 26 de julho de 2014, a equipe do SOS Emergência Unimed participa de um treinamento sobre PHTLS (Prehospital Trauma Life Support), que é um programa de formação em trauma que aborda aspectos relevantes da prevenção e da biomecânica do trauma, além da anatomia, fisiologia e fisiopatologia dos diversos órgãos e sistemas envolvidos nas lesões.

Os temas desenvolvidos no treinamento são: cinemática do trauma; avaliação e atendimento; vias aéreas e ventilação; choque e reposição volêmica; trauma raquimedular; trauma na criança e no idoso; trauma torácico; trauma abdominal / trauma na gravidez; trauma craniencefálico trauma músculo-esquelético; lesões térmicas; princípios de ouro no atendimento do doente traumatizado.

As atividades práticas treinadas são: avaliação e atendimento; imobilização de coluna e de membros; vias aéreas e ventilação; avaliação da criança; retirada rápida; imobilização da criança.

As atividades práticas, ponto forte do programa, permitem treinar em situação simulada mas com bastante realismo, o atendimento ao traumatizado, com ênfase na avaliação da cena, da biomecânica do trauma e de outros aspectos fundamentais da avaliação e do atendimento, dentro do princípio de realizar no local apenas as intervenções necessárias, permitindo que possa receber o tratamento definitivo a nível hospitalar. O PHTLS preconiza evitar a perda tempo no local em avaliações e intervenções colaterais, evitando o aumento do dano ao traumatizado grave.

As pessoas aprovadas neste curso, receberão como certificação, a Credencial fornecida pelo American College of Surgeons e National Association of Emergency Medical Technicians. Esta credencial certifica os participantes em excelência no atendimento de urgências e emergências.