Projeto Saúde da Mulher realiza palestra sobre “Empoderamento Feminino”
Projeto Saúde da Mulher realiza palestra sobre “Empoderamento Feminino”
19 Novembro 2019
Para reforçar a necessidade dos cuidados com a saúde feminina, as ações do Projeto Saúde da Mulher se estenderam até o 1º de novembro, com a palestra da psicóloga Thaísa Borges Gomes, que apresentou o tema “Empoderamento Feminino”. A iniciativa é parte da campanha do Outubro Rosa da Unimed São João del-Rei.
O evento, organizado pelo Núcleo de Saúde Integral, reuniu as colaboradoras no anfiteatro da Instituição para apresentar e discutir a luta da mulher por reconhecimento e respeito em diversos âmbitos, seja social, no trabalho e/ou familiar.
A psicóloga que é mestra em psicologia social e supervisora do estágio “Gênero, diversidade e direitos humanos – acolhimento de mulheres em situação de violência encaminhadas pela Delegacia de Mulheres”, falou dos diferentes espaços de lutas políticas e conquistas que vieram ao longo dos anos.
Thaísa apontou as diversas situações em que a mulher é violentada e se agride para seguir padrões propostos pela sociedade. Ela argumenta que, se antes a mulher estava vinculada à ideia de pessoa dedicada aos cuidados do lar, dos filhos e do marido, hoje reina o modelo da “supermulher” que consegue conciliar trabalho, vida pessoal e matrimonial, aos cuidados doméstico e materno. Neste contexto, o feminismo deve ser compreendido sob a ótica da liberdade sem amarras com os padrões, assim como adverte a psicóloga.
Acerca da saúde e da integridade, não apenas física, mas também mental, Thaísa falou da necessidade de denunciar as várias formas de violência, inclusive o estupro nos casamentos. É preciso que haja mudanças nas políticas públicas para garantir maior segurança das mulheres e reforça que a busca pelo corpo perfeito é adoecedor e perigoso, defendeu a palestrante.
A palestra de Thaísa foi direcionada às colaboradoras da Unimed São João del Rei