O PROGRAMA

O Segurança em Alta é composto por três etapas:

1. Diagnóstico e melhoria:
Antes da primeira visita, o prestador recebe um formulário de avaliação para que tenha a oportunidade de se autoavaliar e conhecer os requisitos que serão abordados na avaliação de diagnóstico, conduzida pela equipe da Federação e da Singular. 
Após a Avaliação de Diagnóstico, é emitido um relatório de devolutiva com as oportunidades de melhoria identificadas, e uma nota é atribuída ao hospital. Nesse momento, essa nota não terá divulgação externa. Na sequência, são planejados os encontros para orientação, elaboração de plano de ação e início do monitoramento de indicadores e das notificações de eventos adversos.
Essa fase é executada entre 12 e 18 meses.
 
2. Qualificação:
Consiste na realização de uma nova avaliação. Após essa visita, também uma nova nota é atribuída, com base nas evidências apresentadas. São considerados hospitais qualificados aqueles que obtêm, no mínimo, nota 7 nessa etapa de avaliação. Esse resultado pode ser divulgado ao Sistema Unimed. 
Os níveis de qualificação são: Diamante (nota 10), Ouro (nota 9), Prata (nota 8) e Bronze (nota 7).
Ainda nessa etapa, o hospital passa a receber o comparativo de indicadores que compartilha com a Unimed. Por este motivo, esses indicadores precisam ser encaminhados mensalmente, conforme etapa anterior. Na ocorrência de eventos adversos graves no hospital, tais casos devem ser reportados à Unimed para acompanhamento das melhorias implantadas, com o objetivo de impedir uma nova ocorrência do evento.
 
3. Manutenção:
Estas visitas são realizadas para acompanhamento e manutenção das ações implantadas, incluindo as que se referem aos eventos adversos. Depois da avaliação de manutenção, o hospital poderá:
superar a nota da avaliação anterior
manter a mesma nota
ter um rebaixamento de nota 
 
A periodicidade dessas avaliações será de acordo com a nota obtida na avaliação de qualificação, conforme quadro abaixo.
 
Hospital Diamante (nota 10)  Avaliação de manutenção após 24 meses
Hospital Ouro (nota 9)
Hospital Prata (nota 8) Avaliação de manutenção após 18 meses
Hospital Bronze (nota 7) Avaliação de manutenção 
 
Na ocorrência de eventos adversos graves, é possível que haja agendamento de visitas fora dos prazos citados no quadro.