O que é a telemedicina da Unimed Grande Florianópolis?
       
A telemedicina da UGF é um serviço que permite consultas médicas de forma virtual, utilizando tecnologia de comunicação de plataformas online. Esse serviço é especialmente útil para pacientes que precisam de acompanhamento médico, mas não podem ou preferem não se deslocar até um consultório. A telemedicina é feita por profissionais devidamente habilitados e inscritos no CRM, tendo a mesma validade de uma consulta presencial. É indicada para atendimentos que não demandam exames e análises físicas de forma presencial.

Os principais benefícios da telemedicina incluem:
  • Acessibilidade: Facilita o acesso a cuidados médicos, especialmente para pessoas que vivem em áreas remotas ou têm dificuldades de mobilidade.
     
  • Conveniência: Permite que pacientes sejam atendidos no conforto de suas casas, economizando tempo e custos de deslocamento.
     
  • Agilidade: Pode reduzir o tempo de espera para consultas e agilizar o atendimento médico.
     
  • Continuidade de Cuidados: Facilita o acompanhamento contínuo de condições crônicas e a coordenação de cuidados entre diferentes profissionais de saúde.
Quais serviços estão disponíveis na telemedicina da Unimed Grande Florianópolis?
       
Os serviços oferecidos pela telemedicina da UGF incluem consultas com médicos(as) de diversas especialidades, orientação médica, emissão de receitas e pedidos de exames, atestados médicos de forma virtual e atualização do seu prontuário (local onde constam as informações sobre o seu quadro de saúde).

Atualmente, ofertamos duas modalidades de atendimento:

 
  • Plantão 24h: serviço de pronto atendimento para consultas de urgência, nas modalidades de atendimento adulto e pediátrico.
     
  • Agendamento eletivo: agendamento de consultas médicas em diversas especialidades, com data e hora marcada para atendimento.
Se durante uma consulta por vídeo o(a) médico(a) perceber que é fundamental realizar uma avaliação mais precisa e minuciosa com você, ele pode solicitar uma consulta pessoalmente, em seu consultório. Ao conversar com o médico, vocês podem combinar a melhor maneira de seguir com o atendimento, de forma presencial ou virtual!
Os serviços disponíveis na telemedicina trarão custos adicionais para o meu plano?
       
A plataforma de telemedicina é mais um serviço oferecido pela UGF e não gera custos adicionais na mensalidade do plano. Será cobrada apenas a coparticipação pelo teleatendimento, conforme a previsão de formação de preço de coparticipação do seu plano. O custo relacionado ao atendimento está disponível para consulta no site www.unimedflorianopolis.com.br > Sou cliente.
Como agendar uma consulta de telemedicina e confirmar que a consulta foi agendada?
       
O agendamento é feito através da plataforma de telemedicina através deste link ou pelo aplicativo Cliente UGF. O acesso à plataforma pode ser realizado por celular, tablet ou computador. Você poderá agendar uma consulta com o médico de sua preferência ou fazer um atendimento imediato com os profissionais disponíveis.

Realizado o agendamento, você receberá um e-mail e SMS de confirmação com nome do profissional, especialidade, dia e horário agendados, bem como o link para acessar a sala virtual na data combinada. Sempre confira a caixa de spam ou lixo eletrônico. Caso tenha optado por uma consulta de plantão, ocorrerá o direcionamento automático para a sala de espera virtual.

Como cancelar uma consulta de telemedicina, após ser agendada na plataforma?
       
       
Para cancelar a consulta, você deve acessar o e-mail recebido com a confirmação de agendamento. Nele há um link disponível para cancelar a consulta marcada, conforme exemplo: 
Agendei a consulta de telemedicina e o(a) médico(a) não compareceu, o que devo fazer?
       
Considerando que a telemedicina é uma plataforma online, alguns fatores podem ocasionar o não comparecimento do profissional no ato do atendimento, tais como, instabilidade de internet, luz, problemas na configuração do agendamento. Nestes casos, os canais de atendimento e suporte da telemedicina UGF estão à disposição para entender o motivo da ausência e conciliar um encaixe com o profissional agendado anteriormente.
Como o médico enviará a solicitação de exames e a prescrição de medicamento, caso seja necessário?
       
Pensamos na sua comodidade, por isso, após a consulta com o médico você receberá por e-mail ou pelo SMS (no seu celular) a receita de medicamento prescrita por ele. A maioria das farmácias já está integrada ao nosso sistema e aceitará a versão digital, sem problemas. Basta mostrar a receita pela tela do celular ou enviá-la durante o atendimento ao farmacêutico, ou atendente de preferência e realizar a compra. O mesmo ocorre com as solicitações de exames que podem ser apresentadas diretamente para o laboratório.
Não recebi o atestado e a folha de medicamentos, o que devo fazer?
       
Na finalização da consulta você recebe um e-mail em que consta um link com as informações do atendimento, inclusive com os encaminhamentos gerados pelo profissional durante a consulta. É importante aguardar alguns minutos após finalizar o atendimento, pois o profissional poderá estar providenciando os registros necessários para o envio. Caso não conste algum documento que o profissional ficou de encaminhar, será necessário entrar em contato com o canal de atendimento da Unimed Grande Florianópolis. 


 
Durante o atendimento pela telemedicina, posso ser encaminhado ao atendimento presencial?
       
O índice de resolutividade da telemedicina fica entre 70% a 90% dependendo da especialidade e complexidade do quadro do paciente em geral. 

Se durante uma consulta por vídeo o(a) médico(a) perceber que é fundamental realizar uma avaliação mais detalhada, poderá solicitar uma consulta presencial, no consultório ou indicar que você compareça a um atendimento presencial de pronto atendimento.

Ao conversar com o(a) médico(a), vocês podem combinar a melhor maneira de seguir com o atendimento, de forma presencial ou virtual!
Quais configurações são necessárias para utilizar a telemedicina da Unimed Grande Florianópolis?
       
O primeiro ponto é que você tenha uma boa conexão de internet no dispositivo que escolher realizar a consulta (pode ser celular, tablet ou computador). Dessa maneira, a comunicação entre você e o(a) médico(a) será clara e com qualidade. Além disso, é importante que o dispositivo escolhido tenha saída de vídeo e de áudio. Essas funcionalidades, que geralmente já estão embutidas nos equipamentos eletrônicos mais novos, são essenciais para que o médico possa vê-lo(a) e ouvi-lo(a), permitindo a melhor experiência em telemedicina para ambos.

Seguem alguns passos para lhe ajudar a ajustar as configurações de áudio e vídeo:

1. Verifique os Dispositivos Conectados
  • Áudio: Certifique-se de que o microfone e os alto-falantes estão corretamente conectados e selecionados. Se você estiver usando fones de ouvido, verifique se eles estão plugados corretamente e reconhecidos pelo sistema.
     
  • Vídeo: Confirme que a webcam está conectada e funcionando. Se estiver usando uma câmera externa, certifique-se de que está selecionada como a principal.
2. Ajuste as Configurações de Áudio
  • Volume de Entrada (Microfone): Acesse as configurações de áudio e ajuste o volume de entrada do microfone. Fale normalmente e ajuste até que o medidor de áudio mostre uma leitura dentro da faixa verde, evitando picos na faixa vermelha.
     
  • Volume de Saída (Alto-falantes/Fones de Ouvido): Regule o volume de saída para um nível confortável. Utilize a função de teste de áudio, se disponível, para garantir que o som está claro.
     
  • Cancelamento de Eco e Ruído: Ative as opções de cancelamento de eco e redução de ruído para melhorar a qualidade do som durante as chamadas.
3. Ajuste as Configurações de Vídeo
  • Resolução da Câmera: Acesse as configurações de vídeo e ajuste a resolução da câmera para garantir uma imagem nítida. Se a conexão de internet for lenta, pode ser necessário reduzir a resolução para evitar travamentos.
     
  • Brilho, Contraste e Saturação: Faça ajustes de brilho, contraste e saturação para melhorar a qualidade da imagem. A maioria das câmeras oferece controles automáticos, mas você pode desativá-los e ajustar manualmente se necessário.
     
  • Foco e Iluminação: Verifique se a câmera está em foco e se o ambiente está bem iluminado. Evite luzes de fundo fortes que possam causar sombras ou sobrecarregar a câmera.
4. Testes e Ajustes Finais
  • Teste de Áudio: Realize um teste de áudio para garantir que você pode ouvir claramente e que seu microfone está capturando sua voz sem distorções.
     
  • Teste de Vídeo: Verifique a imagem da câmera em um software de vídeo (como Zoom, Skype ou Google Meet) para garantir que tudo está funcionando corretamente.
Essa ferramenta é considerada segura?
       
A plataforma de telemedicina usada pela UGF assegura a privacidade de dados dos pacientes, com a confidencialidade necessária para todos, desde a abertura do atendimento até o encerramento das consultas. Firmamos parceria com uma empresa especializada que está presente em toda a América Latina, e é considerada, atualmente, a plataforma de telemedicina mais completa, dinâmica e confiável do mercado.
O que é doc24?
       
O Doc24 é o parceiro escolhido pela UGF para oferecer telemedicina aos nossos beneficiários. Através do Doc24, pacientes podem realizar consultas com médicos de diversas especialidades sem precisar sair de casa. A plataforma é conhecida por seu sistema seguro e confiável, que assegura a privacidade dos dados dos pacientes.
Como é o funcionamento do canal de suporte da doc24?
       
O canal de suporte da DOC24 é um atendimento que funciona no horário comercial em dias úteis. É importante saber também que, apesar de não ser instantâneo, o time da DOC24 avalia todos os atendimentos e realiza todas as devolutivas com maior brevidade possível.