Notícias

Treinamento impulsiona atuação da CIHDOTT no Hospital Unimed São Domingos

Encontro fortalece o conhecimento na área de doação de órgãos e tecidos para transplante
        18 de abril, 2024

Na primeira quinzena de abril, o Hospital Unimed São Domingos (Catanduva) junto ao Núcleo de Educação Permanente, promoveram Treinamento de Capacitação sobre Formação CIHDOTT (Comissão Intra-Hospitalar para Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante), conduzido pela enfermeira Regiane Sampaio, do Hospital de Base de Rio Preto e direcionado à equipe multidisciplinar do HUSD e à equipe da Unidade de Terapia Intensiva.

O encontro visava aprimorar o conhecimento dos enfermeiros, oferecendo-lhes uma compreensão mais profunda das práticas e procedimentos envolvidos na área. As experiências da enfermeira Regiane Sampaio representam um valioso recurso educacional, enriquecendo o treinamento com perspectivas e visões embasadas na sua vasta experiência.

A CIHDOTT é responsável por organizar dentro da rotina hospitalar a detecção de potenciais doadores de órgãos; viabilizando o diagnóstico de morte encefálica, conforme a Resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM).  Também tem como função criar rotinas para oferecer aos familiares de pacientes falecidos a possibilidade da doação e articular com a Central de Transplante do Estado a organização do processo de doação e captação de órgãos.

Este treinamento não apenas fortaleceu a capacidade técnica dos profissionais envolvidos, mas também promoveu a troca de experiências e a consolidação de redes profissionais, essenciais para o contínuo aprimoramento dos serviços de saúde prestados pelo HUSD. 

O compromisso com a excelência e a constante busca por atualização e inovação são pilares fundamentais que orientam as atividades do Núcleo de Educação Permanente do Hospital Unimed São Domingos.