Notícias

Unimed Pindamonangaba promove treinamento para colaboradores do Hospital

Foram abordados conceitos como custos, despesas, perdas e desembolsos, além da distinção entre os regimes de caixa e competência
        26 de abril, 2024

No dia 24 de abril, o Hospital 10 de Julho – pertencente a Unimed Pindamonhangaba - realizou um importante treinamento sobre “Gestão de Custos”, visando destacar a relevância do envolvimento dos gestores e equipe de enfermagem neste processo fundamental para a eficiência operacional da instituição. 

A reunião foi iniciada pelo Sr. Luiz Ricardo de Souza, Administrador do Hospital 10 de Julho, com agradecimentos a todos os presentes e a explicação do propósito da convocação pela diretoria. 

Durante o encontro, o Sr. Cleyton Juliano Oliveira Santos – coordenador de controladoria - conduziu a apresentação da metodologia de custos adotada pela instituição, começando com uma exposição sobre os requisitos necessários para uma gestão eficaz de custos, ressaltando a importância da validação das informações pelos gestores de cada setor. 

Foram abordados os conceitos fundamentais, como custos, despesas, perdas e desembolsos, além da distinção entre os regimes de caixa e competência. A importância do processo de gestão de custos para a organização também foi destacada, enfatizando sua contribuição para a avaliação da viabilidade de atividades, o uso racional de recursos e a melhoria da qualidade dos serviços prestados. 

A estrutura atual de centros de custos do Hospital 10 de Julho foi apresentada, juntamente com a definição técnica de centro de custo e os critérios para abertura de novos centros. A metodologia de custos por absorção foi explicada, evidenciando como os custos dos setores de apoio e administrativos são incorporados aos centros produtivos. 

O processo de absorção foi detalhado, incluindo os critérios de distribuição utilizados atualmente, e exemplificado com o relatório de 2023 do Pronto Atendimento, evidenciando o impacto dos rateios nos resultados finais. Ao fim, foi apresentado o relatório de receitas e despesas do hospital, geral, de 2023. 

No encerramento da reunião, foram definidas as responsabilidades dos gestores no processo de gestão de custos, destacando-se a importância de conhecer os custos dos respectivos setores, realizar análises regulares, estabelecer metas de redução, otimizar processos e disseminar a cultura de custos entre as equipes. Ficou estabelecido que não será exigido conhecimento técnico na área, sendo definido um cronograma de reuniões periódicas entre cada gestor e a controladoria para acompanhamento e apoio. 

O Hospital 10 de Julho reafirma seu compromisso com a eficiência operacional e a qualidade dos serviços prestados, buscando constantemente aprimorar sua gestão de custos em benefício de seus pacientes e colaboradores.