Notícias

Unimed Piracicaba lança programa de respeito no trabalho

Programa da cooperativa realiza ações internas para promoção de diversidade e inclusão.
        11 de março, 2024

Em um movimento voltado à construção de uma cultura organizacional mais inclusiva, a Unimed Piracicaba lançou, oficialmente, o programa Respeito, Diversidade e Inclusão, que inclui ações contra o assédio e será conduzido por profissionais do departamento de Recursos Humanos (RH) da cooperativa, com consultoria do psicanalista Helio Hintze.

“Nossa Diretoria está comprometida em promover um ambiente de trabalho saudável, onde todos os colaboradores se sintam respeitados e incluídos, independentemente de sua identidade de gênero, orientação sexual, etnia, idade ou qualquer outra característica”, disse Carlos Joussef, presidente da instituição.


O dirigente destaca a importância do programa como um passo significativo para revisar a cultura organizacional e fortalecer a reputação e percepção de valor da marca Unimed, alinhado à comunicação assertiva e posicionamento institucional ético e transparente.


LEIA TAMBÉM: Unimed Piracicaba celebra a força feminina no mês da mulher


“Nosso objetivo é não apenas atender às necessidades de diversidade presentes em nossa equipe, mas também proporcionar excelência no atendimento aos nossos mais de 200 mil beneficiários da cidade e região, garantindo uma experiência plenamente satisfatória”.

O programa apresenta uma variedade de questões, como a inclusão de pessoas com deficiência (PcD), membros da comunidade LGBTQIA+, diferentes etnias (com combate ao racismo), equidade de gênero (combate ao sexismo) e diferentes gerações (combate às diferentes formas de etarismo). Além disso, a iniciativa traz visão sistêmica e inovadora, atrelada à gestão por propósito, que busca diariamente o bem-estar e a qualidade de vida no universo corporativo e social.


Já o psicanalista e consultor em diversidade e inclusão, Helio Hintze, que colabora com ações contra o assédio, compartilha sua visão sobre as mudanças culturais contemporâneas. “Vivemos, hoje, um momento importante, onde a inclusão e o respeito à diversidade não são apenas valores desejáveis, mas também imperativos para o sucesso de qualquer organização”.


Para ele, “este programa representa um passo importante na construção de um ambiente de trabalho mais acolhedor e produtivo para médicos, colaboradores e beneficiários”.