Ceratocone: sintomas, causas, tratamento e prevenção

Com diagnóstico e tratamento precoces é possível controlar a doença e preservar a visão
        25 de junho, 2024

Você tem o costume de esfregar ou coçar os olhos? Se a sua resposta for sim, atenção! Essa ação inofensiva pode ter consequências graves para a sua saúde ocular, especialmente se você faz isso com frequência.

Estamos no Junho Violeta, mês de conscientização no combate ao Ceratocone, e neste conteúdo, além de conhecer mais sobre essa doença, apresentamos informações importantes para cuidar da sua visão de forma simples e eficaz.

 

 

O que é o Ceratocone e os principais sintomas


Imagine que a córnea, a parte transparente do seu olho que funciona como uma lente, se deforma como um cone. Essa é a principal característica do ceratocone, uma doença que afeta a visão e, se não tratada, pode levar à perda total da visão.

O ceratocone se manifesta através de uma série de sintomas que podem afetar significativamente a qualidade de vida do paciente. A visão torna-se distorcida e embaçada, como se estivesse olhando através de um véu líquido. Astigmatismo e miopia progressivos também são comuns, exigindo frequentes trocas de óculos para tentar corrigir a visão. Além disso, dirigir à noite torna-se um desafio devido à sensibilidade à luz, que causa desconforto e dificulta a percepção dos detalhes e, em alguns casos, a dor nos olhos e a sensibilidade à luminosidade podem ser intensas, impactando diretamente o dia a dia do indivíduo.
 

Saiba mais conferindo também Saúde ocular: um cuidado para ficar de olho

 

Causas


Ainda não se sabe ao certo o que causa o ceratocone, mas alguns fatores podem aumentar o risco de desenvolvê-lo, como:

  • Histórico familiar: Se alguém da sua família tem ceratocone, você tem mais chances de ter também.

  • Esfregar os olhos: Essa é uma atitude que enfraquece a córnea e pode acelerar a progressão da doença.

  • Alergias: Pessoas com alergias oculares frequentes também correm maior risco.

  • Uso excessivo de telas: Passar muito tempo em frente a telas, como smartphones e computadores, pode causar ressecamento ocular e contribuir para o desenvolvimento do ceratocone.

Diagnóstico e Tratamento



 

O diagnóstico do ceratocone é feito por um oftalmologista através de exames específicos. O tratamento varia de acordo com a gravidade da doença.

O ceratocone é uma doença séria, mas com diagnóstico e tratamento precoces é possível controlar a doença e preservar a visão. Consulte um oftalmologista regularmente e siga as orientações para manter seus olhos saudáveis.

 


Revisão técnica: Núcleo de Atenção Primária à Saúde Unimed Amparo