Como preparar e consumir alimentos crus

Aproveite essas dicas e tenha maior segurança alimentar
        20 de maio, 2024

O consumo de alimentos cruas é uma prática culinária comum em muitas culturas ao redor do mundo. Das frutas às carnes, existem diversas formas de preparar e apreciar o alimento tanto em sua versão cozida quanto crua, cada uma com suas particularidades e tradições.

No entanto, é importante ressaltar que o consumo dos alimentos crus, principalmente da carne, requer cuidados especiais de higiene e manipulação para garantir a segurança alimentar e prevenir doenças transmitidas por alimentos.

O primeiro passo a ser dado para garantir uma alimentação segura é certificar-se que a comida crua seja muito fresca e/ ou esteja muito bem higienizada. Para isso, é importante realizar as compras em estabelecimentos fiscalizados e que tenham boa reputação. Também convém preparar e consumir o mais rápido possível para minimizar o risco de doenças. 

Conheça a seguir algumas dicas de como ter mais segurança na hora de conservar, armazenar e manipular alimentos crus.
 

Como conservar os alimentos?

 

imagem de uma mulher guardando alimentos na geladeira

Boa parte das doenças de origem alimentar é causada por microrganismos presentes nos alimentos, na água ou no ambiente. Esses microrganismos necessitam de condições específicas para se multiplicarem. Por isso, é importante levar em conta alguns cuidados sobre a conservação desses alimentos. Veja as dicas a seguir:

  • Armazene os alimentos crus em temperaturas adequadas, seguindo sempre as especificações do fornecedor.
  • Observe a data de validade dos alimentos e não consuma se estiverem vencidos.
  • Mantenha os alimentos crus acondicionados em embalagens adequadas e separados dos outros para evitar a contaminação cruzada.
  • Não descongele os alimentos em temperatura ambiente. O ideal é mantê-los na geladeira durante todo o processo de descongelamento.
  • Congelar os alimentos não mata os microrganismos, mas pode retardar a sua proliferação. Por isso, evite o armazenamento prolongado, mesmo que congelados.

 

 

Cuidados na preparação e manipulação dos alimentos

 

imagem de uma pessoa cortando uma carne crua

Para preparar alimentos crus com segurança, é fundamental adotar medidas rigorosas de higiene. Algumas delas estão listadas abaixo:

  • Higienize bem as mãos com água e sabão antes de manipular os alimentos e regularmente durante o preparo deles.
  • Mantenha limpas todas as superfícies e utensílios usados na preparação dos alimentos.
  • Utilize utensílios, como tábuas e facas, específicos para o preparo da carne crua.
  • Para manter uma boa higiene na cozinha, mantenha o ambiente protegido e livre de insetos, roedores e outros animais.

Ah, e essas dicas também servem para alimentos que consumimos in natura como as frutas e verduras.

 

Sinais de alerta

 

Os sintomas mais comuns das doenças alimentares são vômito, diarreia, dores de cabeça e abdominais. Esses sinais podem aparecer imediatamente após a ingestão do alimento contaminado ou até três dias mais tarde.

Na presença de sintomas persistentes, é importante buscar assistência médica. Para prevenir a transmissão de doenças alimentares, em caso de suspeita, é recomendável evitar o preparo dos alimentos crus.

Lembre-se: apesar de delicioso, o consumo desses alimentos exige medidas de higiene e cuidados específicos, mas simples, para que possam ser usados com segurança.

 

Clique aqui e leia mais sobre como a alimentação pode ajudar a manter a saúde em dia.

 

Fonte: Organização Mundial da SaúdeUniversidade de São Paulo


Agência SA 365 | Edição e Revisão: Unimed do Brasil

Revisão técnica: equipe médica da Unimed do Brasil