Liga Solidária: a transformação que queremos com ações concretas

Projeto promove espírito de voluntariado entre os colaboradores
        13 de outubro, 2021


 

Fazer o bem ao próximo também é uma forma de cuidar, a nossa vocação. Durante seus 31 anos, ações de responsabilidade socioambiental sempre fizeram parte do cotidiano da Unimed Amparo, seja em apoiar projetos de terceiros como também idealizados pela cooperativa. Com o passar dos anos, muitos projetos foram desenvolvidos, alguns de forma pontual e outros com regularidade. Para muitas dessas ações, o trabalho voluntário dos colaboradores é fundamental, seja na organização ou mesmo na participação.

Como forma de incentivar esse sim generoso dos voluntários, a área de Comunicação, Marketing e Responsabilidade Socioambiental lançou a “Liga Solidária” e o “Passaporte Solidário” no último mês de setembro.

O Passaporte Solidário

A ideia é que, de forma lúdica, a generosidade dos voluntários seja reconhecida e registrada. A cada ação, o voluntário recebe um selo no passaporte, atestando sua participação.

“Muitas vezes temos um desejo de ajudar, mas não encontramos uma forma ou até mesmo ficamos em uma postura mais passiva, sem ir atrás. A Unimed Amparo busca proporcionar aos seus colaboradores essa oportunidade de transformar o desejo em algo concreto. A intenção é propor mensalmente algo, seja uma arrecadação, uma ação com a comunidade entre tantas possibilidades”, conta a gerente da Área de Mercado, Daniela Pelinson.


 

No último dia 24 de setembro, diversos colaboradores que já contribuíram com as ações deste semestre – Campanha de Doação de Sangue, Campanha do Agasalho, o Dia C e a de arrecadação de itens de higiene pessoal - participaram de um encontro sobre voluntariado e receberam o passaporte, alguns deles já com diversos selos.

"É uma sensação indescritível fazer parte da liga solidária. A gente pensa estar fazendo o bem pra alguém, mas na realidade quem está recebendo o bem somos nós. Receber o passaporte, então, foi uma felicidade imensa. Quero participar cada vez mais pra ganhar os meus selinhos", alegra-se a colaboradora Joeli Ap. Fortunato Arnaldo.

Para a gerente de Relações Humanos da cooperativa, Juliana Cozoli Ferreira Netto, a Liga Solidária e as ações vêm ao encontro dos valores da organização, sempre atenta aos seus públicos estratégicos e necessidades.

"A Unimed Amparo sempre promoveu ações que estimulam e incentivam ações solidárias nos colaboradores, de modo a despertar a conscientização do papel de cada um na sociedade. Nesse período de pandemia, não foi diferente. tivemos a oportunidade de inovarmos através da Liga Solidária, visando promovendo ainda mais o sentimento de empatia", reflete.