Notícias 

Melasma + Pelo Oleosa: saiba como se proteger

A Especialista Nathalia Zardo, de Apucarana, tira dúvidas sobre melasma.
Texto: Nathalia Zardo – Dermatologista CRM: 24350 RQE: 2351
        17 de março, 2022

Melasma são manchas escuras que manifestam principalmente na região da face e mais raramente no colo e braços. São predominantes em mulheres e com predisposição familiar. Os fatores que contribuem para o aumento ou piora dos casos são os raios solares, hormônios, gestação e até a luz das telas dos computadores.

Melasma é um caso crônico e os cuidados devem ser para sempre, já que qualquer descuido pode agravar o quadro. O bronzeamento do corpo estimula os melanócitos (células do pigmento) acabam pigmentando e manchando mais a região do rosto.

TRATAMENTO

Os tratamentos são a base de muita proteção solar, usando protetores com fator acima de 30 e não somente em dias ensolarados, mas também, em dias nublados. O uso de clareadores e filtro solar oral são recomendados.

Quando as manchas chegam em um estágio mais avançados onde estão mais profundas e os cremes já não conseguem mais clarear a pele, o indicado é a realização de procedimentos no consultório para potencializar os resultados.

No caso de pessoas que além da melasma possuem a pele muito oleosa o tratamento e os cuidados são os mesmos. A única diferença é que serão usados produtos mais específicos, como por exemplo, protetores para pele oleosa e base cosmética com um toque mais seco para redução do brilho.