Notícias 

Tem problema se a criança sentar em W?

O médico ortopedita Dr. João Roberto Seidel Araujo explica quais os riscos da criança ter o hábito de sentar em W. Entenda.
Texto: Dr. João Roberto Seidel Araujo CRM 23683 - RQE 74
        17 de março, 2022

Sentar com as pernas em W está entre as posições mais adotadas pelas crianças, especialmente na hora da brincadeira, pois garante equilíbrio e conforto quando comparada com outras posturas. ¿No entanto, se vier a tornar-se uma prática habitual, esta posição deve ser corrigida por não ser benéfica.

Trata-se de uma postura adotada pelas crianças em que elas sentam em cima das pernas com os quadris curvados e em rotação interna (para dentro), o que a faz sentir-se mais confortável.

A posição em W associada a patologias do quadril ainda é uma controvérsia, não se tem ainda a relação causa-efeito exata.

Mesmo sem evidências científicas desta relação, os ortopedistas recomendam que as crianças não permaneçam nesta posição, pois observamos na prática diária que as crianças que adotam a posição em W, permanecem com aumento da rotação interna (para dentro) dos quadris por mais tempo e isto ocasiona o caminhar com os pés para dentro. Muitas vezes os pais observam os filhos caminhando com os pés para dentro, acham que a alteração é dos pés, quando na verdade, é do quadril.

Gostaria de tirar sua dúvida? Envie mensagem nos comentários abaixo.