Autorização de procedimentos

A cobertura ambulatorial compreende os atendimentos realizados em consultório ou ambulatórios, definidos e listados no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde vigente à época do evento.


Consulta em consultório

Agendamento
- Plano Pleno (cartão violeta)
Ao necessitar de consulta, o beneficiário titular e/ou seus dependentes deverão contactar a Clínica APS através, preferencialmente, do Whatsapp (83) 2101-6500 ou através do telefone (83) 2101-6620, e agendar a consulta, identificando-se como cliente da Unimed Campina Grande e informando-se a respeito do horário de atendimento.
- Demais Planos (cartão verde)
Ao necessitar de consulta, o beneficiário titular e/ou seus dependentes deverão escolher o médico em sua especialidade, desde que conste neste Guia Médico, e agendar a consulta, identificando-se como cliente da Unimed e informando-se a respeito do horário de atendimento.

Comparecimento
NÃO FALTE À CONSULTA MARCADA, pois poderá prejudicar alguém que necessita ser atendido e trará ociosidade ao médico. Você será atendido na Clínica APS ou no consultório particular do médico, conforme o seu plano, com hora marcada ou por ordem de chegada (cada médico adota um sistema). Quando for inevitável faltar à consulta marcada, comunique com antecedência para que a clínica ou o médico possa reorganizar a própria agenda.

Identificação Pessoal
O cartão UNIMED é pessoal e intransferível. Nunca o empreste. O uso indevido por outra pessoa incorrerá em fraude, podendo o BENEFICIÁRIO ser excluído do plano, além de ter que ressarcir a UNIMED pelo prejuízo causado e responder judicialmente por este ato.

Autorização online
A Unimed Campina Grande utiliza de sistema de autorização de consultas on line, salvo nas contingências em que o PRESTADOR deverá entrar em contato com a Unimed Campina Grande pelo telefone 0800 721 0310, para receber instruções sobre como proceder.

Realização da consulta
REQUISIÇÃO DE PROCEDIMENTOS ON LINE - Caso o seu médico verifique a necessidade de exames complementares, peça para que ele ou sua secretária requisite os procedimentos pelo sistema online, pois facilitará e agilizará a realização dos mesmos, diretamente no prestador de serviço, sem a necessidade de atendimento online ou presencial na Unimed. 
RETORNO - Ao retornar ao consultório com os exames e/ou procedimentos realizados para que o médico analise, não será necessário utilizar o Cartão Magnético Unimed novamente, pois este retorno é complemento da consulta. Ao marcar este atendimento, lembre a secretária do médico que não se trata de nova consulta.
 

Serviços de Apoio Diagnóstico e outros Procedimentos Ambulatoriais

É necessário, antes de qualquer coisa, que você tenha a Solicitação de Exames preenchida, cadastrada no sistema da Unimed Campina Grande e assinada pelo médico cooperado. Depois, procure um dos laboratórios ou clínicas indicados no Guia Médico, especializados no tipo de exame que você vai fazer.
Caso a solicitação tenha sido feita por médico particular ou médico do serviço público, solicite sua autorização através do aplicativo para smartphones (exclusivo para beneficiários Unimed Campina Grande), ou através do portal apps.unimed.campinagrande.br/PIN-SS (beneficiários de qualquer Unimed). Em caso de dúvidas, consulte os tutoriais disponíveis em nosso canal do YouTube.
O pedido de exame tem validade de até 60 dias, a contar da data de autorização.
Se o exame ou o tratamento solicitado pelo médico cooperado estiver indicado na relação de exames e tratamentos especializados, é exigida auditoria prévia da UNIMED Campina Grande para realizá-lo. Para obtê-la, solicite através dos canais citados logo acima. As guias de serviço de procedimentos previamente autorizados e não realizados em tempo hábil perderão a validade, devendo o beneficiário executar novamente todo o processo para obter nova autorização. 
 

Procedimentos especiais - necessidade de Auditoria Prévia

Os Procedimentos que não são considerados de Baixo Risco e listados do Rol de Procedimentos da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), bem como os que possuem Diretrizes e/ou Protocolos de Utilização, conforme estabelecido nos Anexos II, III e IV, da Resolução Normativa RN/ANS N.º 338, de 21 de outubro de 2013, deverão ser auditados previamente pela Unimed. Para conhecer a listagem destes procedimentos, solicite o mesmo através do SAC, no telefone 0800 721 0310.
 
Nos casos de urgência ou emergência, os beneficiários poderão obter atendimento diretamente junto aos serviços credenciados pela UNIMED, na modalidade prevista em Contrato, devendo, para tanto, identificar-se apresentando o cartão de identificação físico ou virtual.
A autorização dos procedimentos será providenciada em seguida, através do prestador de serviço junto à Unimed.

URGÊNCIA
Ocorrências de agravo à saúde que necessitem de rápida assistência médica, sem risco de morte. Exemplos: cólica renal, vômitos repetitivos não habituais, elevação ou queda brusca de pressão arterial, cortes profundos e hipoglicemia.

EMERGÊNCIA
Situações clínicas de mal súbito grave, evolvendo risco de morte imediato. Exemplos: infarto, parada cardiorrespiratória, consulsões, politraumatismo, intoxicações graves, choques elétricos e afogamentos.

ATENÇÃO!
O beneficiário que, por qualquer motivo, encontrar-se fora de área de ação da Unimed Campina Grande poderá utilizar os procedimentos previstos no contrato através da Unimed da localidade em que estiver, se existente, respeitadas as normas operacionais e peculiaridades de cada Unimed, devendo para tanto identificar-se como beneficiário, apresentado o cartão de identificação físico ou virtual.
ELETIVAS
De posse da Guia de Solicitação de Internação preenchida pelo médico, o BENEFICIÁRIO deverá solicitar sua autorização através do aplicativo para smartphones (exclusivo para beneficiários Unimed Campina Grande), ou através do portal apps.unimed.campinagrande.br/PIN-SS (beneficiários de qualquer Unimed). Em caso de dúvidas, consulte os tutoriais disponíveis em nosso canal do YouTube.

ATENÇÃO
A Guia de Internação Hospitalar autorizada deverá ser apresentada ao hospital ou clínica escolhida, constante da relação de hospitais credenciados da Unimed Campina Grande, juntamente com o Cartão Unimed (físico ou virtual) e documento de identificação.