Gestão de Documentos 

Para utilizar da melhor maneira os recursos do módulo Gestão de Documentos, no Portal de Gestão de Contas, confira os vídeos tutoriais sobre as funcionalidades do Sistema. Selecione os vídeos de acordo com a sua atividade: Prestador ou Operadora.

O Guia com a ordem dos vídeos pode ser consultado aqui.

Tutoriais Prestador

Tutoriais Operadora

Dúvidas frequentes

Qual opção devo selecionar em “Acessar Como” na tela de login?

       
Poderão existir até quatro opções de acesso conforme o login disponibilizado ao usuário. Confira abaixo em que momento elas devem ser utilizadas:

Prestadores Hospitalares – Para envio de cobranças e documentos referente aos atendimentos de Internação
Prestadores SP/SADT – Para envio de cobranças e documentos referente aos atendimentos ambulatoriais
Prestadores Consulta Médica – Para envio de cobranças de atendimentos de Consulta Médica
Prestadores Honorários Médicos – Para envio de cobranças de Honorários Médicos
É possível alterar o acesso após já ter realizado login? 
       
Sim, no canto superior direito do Portal há a informação referente ao “Acesso atual” e ao lado consta a opção de “Acessar como”, possibilitando que o usuário altere seu acesso sem necessidade de novo login.
É possível alterar a senha após o acesso ao sistema? 
       
Sim,  ir em administração, outros serviços, Alterar E-Mail e Senha de Acesso ao SAUDI e seguir com as instruções. 
O que é “Minhas Tarefas Pendentes” para Operadora? 
       
O link "Minhas Tarefas Pendentes" fica na página inicial do sistema, acima das notícias e informativos. Clicando no link é possível identificar quais as pendências que a Operadora possui, ou seja, quais ação que a Operadora deve seguir “Receber Documentação do Prestador” ou “Gerar Arquivo de Pagamento” para que seja dada continuidade no processo do trânsito seguro da documentação. Este link auxilia no monitoramento das contas pendentes, não deixe de acessá-lo.
O que é “Minhas Tarefas Pendentes” para Prestador? 
       
O link "Minhas Tarefas Pendentes" fica na página inicial do sistema, acima das notícias e informativos. Clicando no link é possível identificar quais as pendências que o Prestador possui, ou seja, quais as contas que precisam de uma ação do Prestador no processo “Entregar Documentação na Operadora” para que progrida com o trânsito seguro da documentação. Este link auxilia no monitoramento das contas pendentes, não deixe de acessá-lo.
Como identifico se o Portal aceitou ou rejeitou o Arquivo XML importado?
       
O resultado do Upload será apresentado na opção “Status do Arquivo no upload”. O Status do Arquivo Enviado indica a situação do arquivo XML, podendo ser:
ARQUIVO REJEITADO - neste caso o arquivo XML não está nos padrões TISS, desta forma o arquivo não é atualizado no Portal. 
ARQUIVO RECEBIDO - indica que o arquivo foi recebido e atualizado no Portal. Contudo, é necessário ter atenção nas informações Quantidade de Guias Rejeitadas e Quantidade de Guias Aceitas.
ERRO NO SISTEMA - houve uma falha na leitura do arquivo e no seu processamento, neste caso sugerimos que o envio seja realizado novamente em um outro momento, e caso o problema persista, entre em contato com a nossa Equipe.
ARQUIVO NÃO PROCESSADO - o processo de upload iniciou, mas por algum motivo foi interrompido ou ainda está em processamento (normalmente para arquivos muito grandes). Neste caso sugerimos que o envio seja realizado novamente em um outro momento e caso o problema persista, entre em contato com nossa Equipe.
Como identifico as inconsistências em um arquivo que foi rejeitado durante o Upload?
       
Será necessário acionar o link “Motivo de Erro de rejeição do arquivo” para identificar a ocorrência do problema. O erro deverá ser corrigido para reapresentação do arquivo.
O que seria o erro “Remetente não identificado”?
       
Essa inconsistência sinaliza que o código do Prestador informado no arquivo XML não corresponde ao código do Prestador cadastrado no Portal e por este motivo não foi encontrado na base de dados. Será necessário realizar o devido ajuste e efetuar a tentativa de Upload de um novo Arquivo.
Como proceder quando ocorre erro “Não foi possível validar o arquivo XML”?
       
Este erro está relacionado a estrutura do arquivo XML apresentado e ocorrerá quando o arquivo possui informações divergentes da Tabela de Domínio da TISS (ANS). Para identificar a inconsistência, será necessário abrir o link “Motivo de Erro de rejeição do arquivo” e avaliar a mensagem de retorno do Portal.

Confira abaixo alguns exemplos:
1.    A versão x.xx.xx do arquivo não é aceita pelo convênio. 
O XML está em uma versão da TISS que a Operadora não aceita. Para identificar quais versões são aceitas, basta localizar ao final da tela do Upload de Guias XML a informação: “A Operadora aceita arquivos nas versões: 3.xx.xx”.    

2.    Ocorreu um problema no processo de leitura ou validação do arquivo “XYZ.xml” de número 23 - Erro: cvc-type.3.1.3: The value 00 of element TISS: conselhoProfissional is not valid. Linha: 123 Coluna: 22 Atributo não identificado.
O Portal sinaliza que o elemento “00” informado para a tag TISS: conselhoProfissional não é válida. Erros similares a este ocorrem quando a informação preenchida na tag diverge da Tabela de Domínio TISS (ANS). 
Para identificar valores válidos, o Portal irá sugerir os valores conforme versão da Tabela de Domínio da TISS em uma nova mensagem, para a tag TISS: conselhoProfissional, conforme exemplo abaixo. Obs.: os dados corretos para preenchimento da cobrança estão disponíveis no Site da ANS.
Value 00 is not facet-valid with respect to enumeration [01, 02, 03, 04, 05, 06, 07, 08, 09, 10].
Arquivo com o Status “ARQUIVO RECEBIDO” porém as Guias foram Rejeitadas, o que fazer?
       
Guias rejeitadas não são atualizadas no Portal. Elas foram rejeitadas por alguma regra de validação interna. Acionando o link “Relacionar Guias Rejeitadas”, o Portal irá exibir a guia rejeitada do arquivo XML em questão. Para que a guia seja aceita, será necessário corrigir o que apresenta divergência e realizar um novo Upload de arquivo XML.
Importei um lote com duas guias, o Portal aceitou uma e rejeitou a outra, como proceder?
       
Para este caso o Prestador precisará avaliar a melhor alternativa, visto que poderá ser gerado um novo lote somente com a guia que foi rejeitada. Também poderá remover o envio que havia sido efetuado para reenviar o lote contendo as duas guias.
É possível delimitar no sistema datas específicas para postagem de contas?
       
Para o projeto Postagem de Documentos, a competência configurada é mensal e o Portal aceitará que o Prestador realize o envio de contas a partir do primeiro dia do mês até o último dia. Por exemplo: Contas enviadas durante o período de 01/07 a 31/07, assumirão competência 07 (julho), e assim sucessivamente.
Quanto ao arquivo postado e rejeitado, Operadora e Prestador recebem notificações? 
       
O Prestador, ao efetuar o upload do arquivo XML, receberá um retorno na tela assim que concluída a tentativa de envio. Neste retorno, o Portal sinalizará quantas guias foram enviadas no XML e demonstrará quantas foram aceitas e/ou quantas foram rejeitadas. 
Para maiores detalhes, o Prestador poderá clicar na opção: RELACIONAR GUIAS REJEITADAS ou RELACIONAR GUIAS ACEITAS. 
Guias rejeitadas precisam ser analisadas pelo Prestador e, após identificado o motivo, deverá ser efetuado novamente o upload, até que o retorno do sistema seja Guia Aceita.
Como identificar se foi inserido anexo a guia? 
       
Na etapa “Receber Documentação” há uma coluna denominada “GED” e quando for exibido a imagem de um Scanner, significa que existem documentos eletrônicos anexados. Para visualizar o documento, basta clicar nesta imagem.
Etapa “Receber Documentação”, identificamos que o Prestador não incluiu anexo em uma guia, como proceder?
       
Na etapa RECEBER DOCUMENTAÇÃO há um ícone de “lixeira”, neste caso será necessário identificar a guia que faltou a informação e selecionar um dos “Motivo de Documento Rejeitado” para justificar a devolução da guia ao Prestador, assim ele entenderá o que faltou e poderá ajustar para realizar uma nova entrega. Selecionado o motivo na guia, deve ser “confirmado recebimento” e todo o lote retornará ao Prestador na etapa anterior que é a de “ENTREGAR DOCUMENTAÇÃO PARA OPERADORA
Ao rejeitar uma guia na etapa “Receber Documentação”, o Prestador precisara enviar o arquivo XML novamente? 
       
O lote todo será devolvido ao Prestador na etapa de ENTREGAR DOCUMENTAÇÃO, o Prestador não precisará realizar o upload do XML novamente, apenas precisará avaliar o motivo da rejeição e incluir o documento. A responsabilidade é do Prestador avaliar o que ocorreu, neste caso ele poderá aproveitar o arquivo e reenviar com os documentos faltantes, ou excluir definitivamente o envio e realizar um novo upload de XML e documentos/imagens.
Há prazo para o Prestador anexar os documentos eletrônicos? 
       
Em relação ao Portal, não há um prazo para realizar a inclusão dos documentos eletrônicos, podendo ser realizado um alinhamento entre Prestador e Operadora, se for o caso.