FAQ – Principais dúvidas sobre o assunto 

Perguntas Frequentes 
Anonimato/Identificação 

Não tenho certeza se o que observei viola o Código de Ética. O que devo fazer?
       
R.: O primeiro passo é consultar o seu gestor ou DH. Na dúvida ou se não estiver confortável com a consulta, entre em contato com o Canal de Denúncias. É preferível realizar um relato anônimo a se omitir. 
Eu posso ser identificado ao fazer uma denúncia? 
       
R.: Ao fazer uma denúncia você será questionado se deseja se identificar. Caso opte pelo anonimato não há nenhuma possibilidade de identificação, pois não são gravados dados como IP do computador que originou o relato ou número de telefone que efetuou a ligação. 
Quem tem acesso aos relatos? 
       
R.: Além da empresa independente, que opera o Canal de Denúncias os membros do Comitê de Riscos e Compliance da Unimed Cerrado, possuem acesso aos relatos, após tratamento da operadora do canal. 

Tratamento das denúncias

Por que as denúncias não podem ser feitas diretamente à empresa?
       
R.: Para evitar conflitos de interesses e evitar que as denúncias sejam encaminhadas a pessoas envolvidas nos atos a serem investigados. 
Posso sofrer represálias por fazer denúncias?
       
R.: Não. O Canal de Denúncias é uma ferramenta séria e deve ser utilizada com responsabilidade. A decisão da Unimed Cerrado é de não tolera realizações. Além disso, justamente por ser impossível a identificação do denunciante, caso ele opte pelo anonimato, não há como a ele serem impostas represálias de qualquer forma. 

Denúncias

E se eu sofrer represálias?
       
R.: O Canal de Denúncias é uma ferramenta que busca ser reconhecida por sua integridade, portanto proíbe qualquer tipo de represália aos denunciantes. Caso tenha qualquer problema neste sentido, faça-nos uma nova denúncia expondo os fatos, pois iremos apurá-los e te forneceremos um relatório completo sobre o ocorrido, além de tomarmos as medidas cabíveis contra os infratores.
Se mais de uma pessoa denunciar, a denúncia terá mais crédito?
       
R.: Não. As denúncias são tratadas individualmente e a repetição de denúncias não afeta a seriedade e urgência com que as mesmas serão tratadas. 
O que posso relatar?
       
R.: Fraudes, assédio moral, corrupção, desvios/uso irregular de materiais e qualquer atitude que esteja em desacordo com o Código de Conduta da Unimed Cerrado. Na dúvida, vale a pena relatar.
Preciso ter provas?
       
R.: Não, mas toda ajuda é bem-vinda. Você pode anexar documentos e fotografias, se quiser, mas não é necessário.
Se, após a denúncia, eu me lembrar de algum detalhe, como faço para comunicar aos responsáveis?
       
R.: Com o número do protocolo, você poderá acessar o sistema e adicionar essa informação/documento. Este acesso não retira de modo alguma o anonimato da denúncia.
E se eu perder meu número de protocolo?
       
R.: Caso tenha optado pelo anonimato e não tenha cadastrado qualquer e-mail, você não poderá mais acompanhar a denúncia. Caso tenha cadastrado um e-mail, você receberá as novidades periodicamente.