Notícias Unimed Costa do Sol


Voltar HUCS recebe autorização para realizar transplantes de rim

HUCS recebe autorização para realizar transplantes de rim

        14 de outubro, 2024

O Hospital Unimed Costa do Sol (HUCS) inicia uma nova etapa em atendimentos em saúde na região. Por meio da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde, vinculada ao Ministério da Saúde (MS), o HUCS recebeu autorização para realizar retirada e fazer transplante de rim em pacientes renais. As autorizações foram concedidas no dia 7 de outubro de 2024, pela Portaria SAES/MS nº 2.143, e terão validade de 2 (dois) anos.

O Hospital Unimed se caracteriza por ser um hospital que vai ficar cada vez mais voltado para a alta complexidade. E, dentro dessa alta complexidade, um dos nossos objetivos é o transplante que agora nós conseguimos a autorização do Ministério da Saúde de estar aptos a iniciar. Isso é um processo, nós vamos adequar agora as necessidades do hospital para poder passar a fazer o transplante e o transplante de medula óssea está caminhando. Então, é a Unimed evoluindo para cada vez mais ser uma referência em alta complexidade em toda região”, explicou Dr. Gumercino Pinheiro Faria Filho, Diretor Vice-Presidente da Unimed Costa do Sol.

Os transplantes que poderão ser realizados na unidade hospitalar, autorizados pelo MS, serão de dois tipos: o transplante renal, feito entre pessoas vivas, que é quando existe um doador na família que pode doar um rim para o paciente que precisa. E, um doador que entra na fila do Sistema Nacional de Transplantes esperando a disponibilidade de um órgão através do Sistema Único de Saúde (SUS).

Para o médico nefrologista Márcio Ximendes Espírito Santo, o transplante é um passo importante para a saúde dos renais crônicos da região. “Como, até então, só conseguimos realizar no Rio de Janeiro e Niterói, e não na nossa região, os pacientes acabam tendo muita dificuldade. O morador de Macaé e região ainda sofrem com o deslocamento para fazer consulta, realizar exames. Então, para a nossa população, vai ser um ganho enorme”.

Com a autorização, o HUCS iniciou a reestruturação do serviço, solicitando a compra de material cirúrgico para a execução das cirurgias de transplantes renais. “Já solicitamos a compra. O material todo está sendo oferecido pela Unimed, que está se equipando, para começarmos a fornecer o serviço aos pacientes”.

Os principais insumos são os imunossupressores pois o transplantado precisa tomar essa substância para evitar rejeição. “Não temos alguns desses medicamentos no hospital mas combinamos de chegar com esses imunossupressores quando tivermos realmente os primeiros pacientes prontos para o transplante. Assim que um paciente estiver pronto para receber, tiver sido encaminhado para lista ou tiver com alguma cirurgia agendada de doador vivo, a gente solicita a compra para que possamos fazer as cirurgias”.

Marcio Ximendes destacou que a região tem poucas clínicas de hemodiálise. Em Macaé, só uma clínica realiza hemodiálise sendo a mais próxima em Búzios e Rio Bonito. “São poucas clínicas e, muitas vezes, os pacientes ficam internados no hospital, aguardando vaga. Fica muito tempo na clínica e, assim, você até libera mais vagas para hemodiálise para aqueles que estão entrando. Muitas vezes, os pacientes ficam dois ou três meses internado aguardando vaga”, explicou.

O transplante melhora a qualidade de vida e aumenta a sobrevida dos pacientes renais crônicos que fazem hemodiálise. “O ideal é que todo paciente que entre para a hemodiálise seja encaminhado para transplante. A partir do momento da publicação da portaria, o Hospital Unimed Costa do Sol já está apto para iniciar a rotina de captação de pacientes para ser candidato a receber o transplante”.

O paciente precisa realizar uma série de exames, criteriosos, além de tomar algumas vacinas para poder estar pronto e realizar o encaminhamento para fazer o estudo da compatibilidade. Após essa etapa, ficam em uma fila para esperar um órgão que seja compatível e, só então, acontece o transplante.