Notícias

Atendimento humanizado ajuda na recuperação de paciente

Cuidado humanizado faz parte do posicionamento Nosso Jeito de Cuidar.
        01 de fevereiro, 2022

Quando a excelência em procedimentos de alta complexidade cirúrgica se complementa com a dedicação e o empenho dos profissionais de saúde, os pacientes ganham segurança e bem-estar. Assim é o dia a dia do Hospital Unimed, em São José, que conquistou em 2019 o selo da Organização Nacional de Acreditação (ONA) pelo cumprimento de requisitos fundamentais de qualidade em saúde e segurança do paciente.

Tão importante quanto a certificação, exclusiva na Grande Florianópolis, é a satisfação dos clientes depois de cada consulta. No dia a dia, o afeto e o carinho da equipe ajudam a tornar mais leve a experiência tanto de quem faz exames ou procedimentos de rotina quanto de quem realiza tratamento prolongado. O atendimento humanizado conforta não só o paciente, mas toda a família, como conta a mãe de uma adolescente que permaneceu 55 dias internada, entre junho e agosto deste ano. “Os profissionais demonstraram muita empatia e carinho com ela e também comigo. Nos deram apoio diário, deixando nossos dias mais leves e cheios de esperança. No final, foi mais tranquilo do que eu imaginava”, lembra a administradora.

A paciente, de 14 anos, teve uma queimadura que atingiu 60% do corpo após sofrer um acidente na região Oeste de Santa Catarina. Os primeiros socorros foram prestados na unidade local do Hospital Unimed, onde se recomendou a transferência para a estrutura em São José, que é referência no tratamento de queimaduras. “Imediatamente, quando soubemos do caso da paciente, tomamos todas as medidas necessárias para recebê-la com segurança. Especialmente nesse momento de pandemia pelo novo coronavírus, os cuidados dobram e as equipes precisam estar ainda mais alinhadas para preservar ainda mais a saúde dos pacientes e seus familiares”, explica o diretor do Hospital Unimed, Dr. Gabriel Gustavo Longo.

A caminho da Grande Florianópolis, a família sabia que contaria com a excelência da equipe dos doutores Maurício Pereima, cirurgião pediátrico referência em tratamento de queimaduras em crianças, e Dilmar Leonardi, cirurgião plástico. Mas, ao receber alta, além do tratamento bem sucedido, voltaram para casa com vínculos que ultrapassam os limites da Pediatria do Hospital Unimed. Tanto que se inverteu, para a família, a prática comum de que familiares e pacientes escrevam mensagens para os profissionais de saúde. “Quando deixamos o hospital, a equipe nos entregou uma carta assinada por todos. São profissionais maravilhosos, pessoas às quais somos muito gratos e que lembramos com muito carinho”, emociona-se a mãe. 

A administradora de empresas esteve ao lado da filha durante os quase dois meses de internação, incluindo a UTI Pediátrica, na qual foi autorizada a permanecer por a paciente ser menor de idade. Foram 25 procedimentos com anestesia para limpeza, curativos e enxertos. E a cada intervenção, uma melhora, uma nova batalha vencida. “Posso dizer que a equipe lutou junto com ela. É mérito de todos que o tratamento tenha tido tanto êxito”, afirma a mãe.

Relação de confiança entre paciente e equipe
Era uma sexta-feira quando o doutor Pereima fez o último curativo na adolescente e o procedimento, no centro cirúrgico, fosse acompanhado pela mãe. Assim, ela poderia entender como era realizada a lavagem para fazer o mesmo procedimento em casa, durante o banho da filha. “Quatro dias depois, eu retirei, em casa,as ataduras dela. E o doutor Pereima me mandou mensagem para saber como tinha sido”, lembra a mãe.

O momento indicava a relação de confiança e transparência estabelecida entre a equipe, a paciente e a família. Desde o início da internação, ao perceber o discernimento da paciente, os médicos explicavam o passo a passo de cada procedimento, assim como as possíveis reações. “Como realmente acontecia o que eles falavam, isso criou uma relação de muita confiança dela com a equipe”, conta a administradora, mãe da adolescente.

A dedicação dos profissionais, incluindo enfermeiros e técnicos de enfermagem, foi destacada pelo doutor Maurício Pereima. “Foi um tratamento com o que há de mais atual e, é claro, um capital humano fantástico. Dediquei minha vida profissional ao tratamento de queimados e, seguramente, é um dos nossos melhores resultados. Meu muito obrigado a todos", escreveu o médico, em mensagem à equipe.

Dr. Gabriel Gustavo Longo
Responsável Técnico
CRM-SC 8779/RQE 6907

 

Assuntos em destaque: