Nosso jeito de cuidar e atender bem

2ª Via
do Boleto

Acesse aqui a 2ª
via do seu boleto
 

Guia Médico Nacional

Busque médicos, hospitais, clínicas e laboratórios.

Autorizações  Intercâmbio

Clientes de outras Unimeds
 

Resultado
de Exames

Realizados nas Unidades UGF
 

Reajuste

Confira quais foram os últimos Reajustes da Unimed Grande Florianópolis.

  

Seu espaço na Unimed

 

Notícias

Voltar A busca por mais Consciência Alimentar

https://www.unimed.coop.br/site/o/sites-theme/images/cards-noticias/noticias-padrao.png

A busca por mais Consciência Alimentar

Grupo da Unimed Grande Florianópolis inspira saúde e bem-estar pela alimentação
        04 de novembro, 2022

Para além da estética, a combinação entre alimentação equilibrada e atividade física é capaz de garantir muitos benefícios à saúde. “Ela influencia no humor, na prevenção de doenças, auxilia na redução de sintomas e impacta diretamente no sistema imunológico e digestivo”, destaca a nutricionista Daiana Forner Corrêa Araújo. Neste contexto, e a partir do maior acesso à informação, muitas pessoas estão mais atentas e dispostas a mudar hábitos e fazer escolhas mais saudáveis.

Porém, na prática, nem todo mundo consegue abandonar o sedentarismo e implementar novos cardápios de maneira tão simples. Sobretudo porque adaptações radicais não costumam ser bem aceitas pelo organismo. Por isso, segundo especialistas, o ideal é que elas possam ocorrer de forma gradativa. “Qualquer mudança requer tempo, muita disciplina e força de vontade; além disso, devemos sempre buscar aquilo que temos prazer em fazer, pois esse é o grande segredo para deixar definitivamente o sedentarismo”, ressalta a nutricionista. Pensando nisso, a Unimed Grande Florianópolis disponibiliza aos seus clientes a participação no grupo Consciência Alimentar.


 

Dessa forma, a psicologia é mais uma área que tem garantido importantes contribuições em processos de reeducação alimentar. Afinal, a alimentação está muito vinculada a questões emocionais e culturais de cada indivíduo. “O papel da psicologia é auxiliar nossos beneficiários a entenderem como suas questões psíquicas – sentimentos e pensamentos – interferem neste processo, dificultando ou facilitando-o”, explica a psicóloga Luise Ludke Dolny. Para ela, a partir destas três áreas de conhecimento, é possível contar com um acompanhamento mais eficaz, que enxerga o indivíduo de maneira mais ampla.
 

Sobre o Consciência Alimentar

 
 

O programa é desenvolvido por uma equipe interdisciplinar, integrada por profissionais de nutrição, educação física e psicologia. Diante disso, promove apoio completo para incentivar a conquista de um novo estilo de vida. Afinal, prevenir também é um jeito de cuidar. Ainda mais quando é possível usar histórias reais e a troca de experiências como fonte de inspiração. Pois esse é justamente o caso do aposentado Saturnino Dadam, que em 15 de novembro completa 84 anos. Sem nunca ter participado de um grupo, há 8 meses ele começou a frequentar os encontros do Consciência Alimentar. “Na realidade, não pretendo ser o exemplo, mas devido à minha idade, quero cuidar bem da minha saúde e viver alguns anos mais”, comenta o cliente da Unimed. Com essa motivação ele quis se integrar ao grupo e aprender a manter uma alimentação adequada.

Outro objetivo de Saturnino era o de reduzir peso e medidas. “Durante o grupo consegui diminuir até a barriga, mas com a pandemia, que me obrigou a permanecer em casa, tornei a engordar”, lamenta o aposentado. Mesmo assim, ele conseguiu voltar a praticar sua caminhada e fez uma combinação com a esposa. “Solicitei que fossem suspensos os tantos pudins, bolos, pães, etc., para pormos em prática o que aprendi com o grupo da Unimed e, assim, voltar a me sentir melhor, com uma alimentação mais controlada”, explica Saturnino. Afinal, o objetivo do Consciência Alimentar não é o de restringir alimentos e, sim, mostrar que é possível comer de tudo, desde que se mantenha a moderação. 
 

Alimentação e exercícios no controle do diabetes

 

Por sua vez, o corretor de imóveis Eduardo Fronterota Malta, de 55 anos, encontrou no grupo Consciência Alimentar uma alternativa para conter o diabetes e a obesidade. “Diabetes é uma doença progressiva e aprender a me alimentar é importante para este controle, assim como a terapia, a atividade física e o acompanhamento por cardiologista e endocrinologista”, ressalta Eduardo. Foi a partir do site da Unimed Grande Florianópolis que ele descobriu o grupo Consciência Alimentar e, assim, passou a fazer parte da iniciativa. 

Para o cliente da Unimed Grande Florianópolis, a ajuda do grupo e dos profissionais foi muito importante na melhora de sua saúde. “Durante os dez encontros dos quais participei, aprendemos a cultivar hábitos saudáveis na alimentação, além da importância de cada alimento no dia a dia e de como seguir a dieta elaborada pela nutricionista”, destaca.

Hoje, para Eduardo, investir na saúde é, em primeiro lugar, buscar ajuda, estar aberto e aceitar mudanças necessárias e, acima de tudo, não desistir. “Afinal, o processo de reeducação alimentar é um aprendizado como qualquer outro, por isso, não é bom ficar se punindo”, pondera o corretor. Para ele, o importante é não criar empecilhos e, mais do que isso, deixar o processo fluir.
 

PARTICIPE!

 

Recentemente reformulado, o grupo Consciência Alimentar faz parte do programa Movimento Unimed, que oferece atividades gratuitas direcionadas a famílias, gestantes, bebês, adultos e idosos clientes da Unimed Grande Florianópolis. A partir da pandemia, os encontros semanais têm ocorrido de maneira on-line. Para participar, basta entrar em contato pelo e-mail movimentounimed@unimedflorianopolis.com.br ou via WhatsApp (48) 99136-7627.

Dr. Gabriel Gustavo Longo
Responsável Técnico
CRM-SC 8779/RQE 6907

Canais de atendimento



Contamos com diversas opções para facilitar a comunicação entre você e a Cooperativa. Confira nossos canais e entre em contato com a gente: