Notícias 

Voltar Unimed Limeira realiza ações de incentivo ao aleitamento materno

Unimed Limeira realiza ações de incentivo ao aleitamento materno

Agosto Dourado
        02 de agosto, 2022
A abertura da campanha Agosto Dourado aconteceu nessa segunda-feira, 1º de agosto, no auditório do Hospital Unimed Limeira. Com o tema: “Fortalecer a amamentação: apoiando e educando!”, o mês é voltado para ações de incentivo ao aleitamento materno e de conscientização quanto aos cuidados com a saúde da gestante, puérpera, mãe e do bebê.

Durante a abertura, a médica pediatra dra. Ângela Fujita falou sobre a programação das atividades que envolvem os clientes, os profissionais de saúde e todos os funcionários da Unimed Limeira, além da comunidade.

Serão realizadas entrevistas nos meios de comunicação, ações e palestras internas com a entrega de lembrancinhas às mães. No dia 9 de agosto, às 18h, a pediatra dra. Érica Carmona fará uma “live” no Facebook da Unimed Limeira. O objetivo é tirar as dúvidas, quebrar os mitos e mostrar os benefícios do aleitamento materno com um bate-papo bem descontraído.

Participaram da abertura os representantes das equipes multidisciplinares, gerentes, médicos cooperados e o superintendente do Hospital Unimed Limeira dr. Carlos Nogueira, que também é medico pediatra. Durante o mês todos os funcionários estão usando no uniforme um laço dourado, alusivo ao tema.

Semana Mundial

Esta é a 31ª Semana Mundial do Aleitamento Materno que foi instituído em 1990 pela Organização Mundial da Saúde com a Unicef. Em 1991 foi fundada a Aliança Mundial de Ações pró Amamentação (WABA) e no ano de 1992 foi iniciada a Semana Mundial de Aleitamento Materno cujos objetivos são: informar, proteger, apoiar e potencializar ações para incentivar o aleitamento materno.

O Agosto Dourado foi instituído em 2017 com o intuito de reforçar a ação e celebrar o leite materno como alimento padrão ouro para a saúde do bebê. uma vez que é o primeiro alimento consumido pelo recém-nascido nos seus primeiros meses de vida.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que as crianças recebam uma alimentação complementar (sopas e papas) só após os seis meses de vida. Porém, o leite materno deve ser consumido até as crianças completarem dois anos ou mais para uma nutrição equilibrada, favorecendo o crescimento e também o desenvolvimento neuropsicomotor, além do fortalecimento do sistema imunológico.