Atenção Primária à Saúde (APS)



Atenção Primária à Saúde (APS) é conhecida como a “porta de entrada” dos usuários nos sistemas de saúde. Seu objetivo é orientar sobre a prevenção de doenças, solucionar os possíveis casos de agravos e direcionar os mais graves para níveis de atendimento superiores em complexidade. O Atendimento centrado no paciente e na família e a Busca Ativa de pacientes/beneficiários são considerados primordiais para resolução de possíveis agravos.

Os princípios da Atenção Primária à Saúde foram definidos por uma série de documentos do Institute of Medicine dos Estados Unidos da América (EUA) desde 1978. A Professora Emérita da Johns Hopkins, Barbara Starfield sintetizou estes documentos. Segundo esta autora, os quatro atributos da Atenção Primária à Saúde são:

 
1. Acesso: representa a porta de entrada e o primeiro contato do paciente com o sistema; outras nomenclaturas foram sendo usadas como parte ou mesmo em substituição a este atributo como “acolhimento”.
 
2. Longitudinalidade: se relaciona com a dimensão temporal, ou seja, com o cuidado desde o pré-natal até a morte. Não é obrigatório que seja pelo mesmo profissional e sempre será necessária uma rede de profissionais, mas quanto mais generalistas a equipe de primeiro contato tiver e quanto mais estes generalistas forem os responsáveis pelos cuidados de todas as etapas do ciclo vital, melhor e maior a chance de elevar o escore da APS.
 
3. Coordenação (rede): é a articulação do sistema. Também envolve, referência e contra-referências que são termos mais corretos do que encaminhamento já que a APS nunca deixa de se responsabilizar pelos pacientes mesmo quando há um problema grave que necessita de uma consulta.
 
4. Integralidade (abrangência): na Atenção Primária é preciso que haja uma ampla oferta de serviços. Há ainda três atributos que Starfield chama de derivados: 1. Foco na Família.  2 Abordagem Comunitária. 3. Competência cultural (capacidade do profissional se adaptar a cultura do paciente, o que envolve a sua linguagem)

 

UNIMED PLENO

 
Horário de funcionamento
Segunda a sexta-feira: 7h às 19h
Sábado: 8h às 12h
 
Telefones
(19) 3446-8964 e 3446-8977
Endereço
Rua Boa Morte, 725, 2º andar - Centro - Limeira.