Voltar Sedentarismo infantil: um alerta para a saúde dos pequenos

Sedentarismo infantil: um alerta para a saúde dos pequenos

Confira o impacto que o sedentarismo causa no dia a dia das crianças e dos adolescentes
Texto: Thayná Rodrigues
        11 de março, 2024
No último dia 10 de março, aconteceu o Dia Mundial de Combate ao Sedentarismo, uma oportunidade para conscientizar sobre os perigos da inatividade física e a importância da prática regular de atividade física para a saúde e o bem-estar de todas as pessoas, especialmente das crianças e adolescentes.

O sedentarismo é caracterizado pela falta de atividade física regular. A OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda que crianças e adolescentes pratiquem pelo menos 60 minutos de atividade física moderada a por dia. No entanto, dados revelam que:
 
  • 3 em cada 4 adolescentes brasileiros não praticam atividade física suficiente.
  • A prevalência de obesidade infantil no Brasil triplicou nas últimas três décadas.
O sedentarismo infantil pode ter graves consequências para a saúde física e mental das crianças e adolescentes, como:

Obesidade e doenças crônicas: Aumenta o risco de desenvolver doenças como diabetes tipo 2, doenças cardíacas e alguns tipos de câncer.
Problemas de desenvolvimento: Prejudica o crescimento ósseo e muscular, a coordenação motora e o desenvolvimento cognitivo.
Saúde mental: Aumenta o risco de ansiedade, depressão e baixa autoestima.
Dificuldades de sono: Pode levar à insônia e outros distúrbios do sono.
Problemas sociais: Pode contribuir para o isolamento social e a dificuldade de fazer amizades.





Com a pandemia, o uso excessivo de telas (celulares, tabletes, videogames, entre outros) por crianças e adolescentes se tornou uma preocupação ainda maior. Esse comportamento pode:

- Reduzir o tempo dedicado à atividade física.
- Prejudicar o desenvolvimento social e emocional.
- Afetar a qualidade do sono.
- Dificultar o aprendizado.
- Causar problemas de visão. ´

A família é a principal aliada na luta contra o sedentarismo infantil. É fundamental que os pais incentivem seus filhos a adotarem um estilo de vida mais ativo e saudável. Tornar as atividades físicas divertidas é uma estratégia que pode ser adotada pelos pais para minimizar a resistência de exercícios físicos por parte dos filhos.

Lembrando que manter uma rotina ativa nessa fase é crucial para um desenvolvimento saudável dos ossos, músculos e articulações. Além disso, ajuda a prevenir doenças cardíacas e neuromusculares. Também é uma ótima maneira de manter um peso saudável e prevenir a obesidade infantil.