Você sabe o que é o cooperativismo?
       
Quando várias pessoas se juntam em busca de um bem comum, com foco no equilíbrio e promoção de melhores oportunidades a todos, isso é cooperativismo.
Como e onde surgiu o cooperativismo?
       
Em meados de 1844, numa cidadezinha do interior da Inglaterra, os moradores de Rochdale, em Manchester, não conseguiam comprar o básico para  sobreviver nos mercadinhos da região. Foi aí que 28 pessoas tiveram a ideia de se reunir para montar um armazém próprio, realizando compras conjuntas em grande quantidade e compartilhando-as de forma igualitária.
Valores do cooperativismo
       
Agora que sabemos como surgiu o cooperativismo e para o que ele serve, vamos um pouco mais além, esclarecendo os valores e princípios desse modelo estabelecidos lá em Rochdale em 1844.
 

Valores Humanos
Não existe cooperativismo sem o compartilhamento de ideias. Ser cooperativista é acreditar que ninguém perde quando todo mundo ganha, é buscar benefícios próprios enquanto contribui para o todo.

Cooperação
O cooperativismo substitui a relação emprego-salário pela relação trabalho-renda.  Em uma cooperativa, o que tem mais valor são as pessoas e quem dita as regras é o grupo.

Transformação
Ser cooperativista é querer impactar não só a própria realidade, mas também a da comunidade e a do mundo. É espalhar sonhos e mostrar que é possível alcançá-los sem deixar ninguém para trás.

Equilíbrio
Ser cooperativista é acreditar que é possível colocar do mesmo lado o que à primeira vista, parece ser oposto: o econômico e o social, o individual e o coletivo, a produtividade e a sustentabilidade.

O Cooperativismo na Unimed Marília
       

O cooperativismo é um movimento mundial que abrange 2.6 milhões de cooperativas que integram 1.2 bilhões de pessoas.  Aqui no Brasil, atualmente existem 5.314 cooperativas, com 15.5 milhões de cooperados e que geram cerca de 376 mil empregos formais. 

Unimed Marília faz parte do movimento Somos Coop, que levanta a bandeira do cooperativismo no Brasil. Este movimento preconiza os valores deste sistema econômico, conectando cooperativas e cooperados para construir um futuro com impacto positivo para todo o país.

No mês em que é comemorado o Dia Internacional do Cooperativismo, a Unimed Marília destaca suas ações realizadas durante a pandemia que têm como objetivo fazer toda a diferença. 

  • Telemedicina: nova modalidade de atendimento segura e eficaz da Unimed Marília

Com o intuito de evitar a exposição ao covid-19 e reduzir a necessidade de atendimento presencial, o Pronto Atendimento da Unimed Marília criou um serviço remoto de atendimento e monitoramento de pacientes que apresentarem sintomas gripais leves. O serviço de telemedicina funciona todos os dias, das 8h00 às 17h00. Aos sábados e domingos, este monitoramento dos pacientes funciona das 7h00 às 19h00. Tudo através do 0800 201 2500.

  • Central Coronavírus:

Com o objetivo de orientar a todos, beneficiários e a população em geral, a cooperativa criou uma Central de Informações para sanar dúvidas sobre o coronavírus,  orientar a todos sobre a melhor forma de combater o vírus e como proceder caso alguém apresente sintomas da doença. Disponível à todos pelo telefone 0800-201 2500, das 7h às 23h, todos os dias, inclusive domingos e feriados. 

  • Responsabilidade social: apoio ao esporte e a educação dos jovens

Acreditando que o esporte promove a saúde e desenvolve jovens para um futuro promissor, a Unimed Marília apoia diversos projetos e atletas. Dentre eles, a AMEI, entidade sem fins lucrativos que oferece oportunidades às crianças e adolescentes com deficiência física, recebe apoio para paratletas das modalidades de judô e atletismo.

A Stadium BR e o Futebol Craquinho também são projetos que a cooperativa se orgulha em poder fazer parte da formação desses atletas de ouro. Recentemente, um deles foi convocado para a Seleção Brasileira de Futebol Sub-15.

Além do apoio ao esporte, colaboradores da Unimed Marília criaram, voluntariamente, e administram uma ONG (Organização Não-Governamental) conhecida como UNIJOVEM. Uma equipe de profissionais voluntários desenvolve projetos para jovens até 21 anos, de cunho social nas áreas de saúde, educação profissionalizante, meio ambiente, cultura, esporte e lazer.  

  • Programas de Prevenção online:

A Unimed Marília deu continuidade a todos os programas de medicina preventiva do Espaço Viver Bem. Todos foram adaptados para uma versão remota, sem perder a qualidade e o acolhimento. Os resultados foram muito positivos, as adesões aumentaram e os beneficiários se mostraram satisfeitos com o que a cooperativa pôde proporcionar, durante este momento.

  • Mude1Hábito: saúde e bem-estar durante a pandemia

A cooperativa não deixou de promover a saúde, neste momento desafiador. Incentivadora do movimento Mude1Hábito, a Unimed Marília se reinventou trazendo as lives de práticas de exercícios físicos e yoga para fazer na segurança da sua casa. Mudar um hábito faz bem à saúde de quem pratica e de todos à sua volta.

A Unimed Marília segue fazendo a diferença, cuidando de perto de seus beneficiários, da comunidade e do meio em que está inserida,  acreditando que é possível construir um futuro melhor, unindo força, trabalho e pessoas.