Faça sua busca aqui
Tenha acesse 2ª Via Boleto do seu boleto
Solicite agendamento de suas consultas e exames.
Acesse Área do Beneficiário
Canal de Atendimento de Segunda Instância.
Saiba como solicitar e acompanhar o pedido de Reembolso.
Solicite um orçamento e veja promoções de plano de saúde.
A Unimed
Nossos Planos
Rede Assistencial
Comunicação
Voltar
Você certamente conhece, mas pode não ter relacionado com esse nome. São doenças infecciosas transmitidas por insetos e aracnídeos. Comuns em regiões de clima tropical e subtropical, cerca de 150 arbovírus podem gerar doenças em seres humanos e as principais delas são a dengue, a zika e a febre chikungunya, além da febre amarela, que voltou a preocupar os brasileiros recentemente. Os vírus causadores dessas doenças circulam ao mesmo tempo no Brasil, transmitidos por um mesmo vetor — o mosquito Aedes aegypti. Por isso, o controle dessas doenças é um desafio de saúde pública do qual todos temos que contribuir.
Aparição no Brasil: século 19
Principais sintomas: febre alta, dor de cabeça, dores no corpo e articulações, fraqueza, dor atrás dos olhos e manchas vermelhas na pele, às vezes com coceira. Pode haver ainda perda de peso e vômito e, na forma grave, dor abdominal e sangramento de mucosas.
Transmissão: principalmente pela picada do mosquito Aedes aegypti, mas há registros de transmissão vertical (gestante-bebê) e por transfusão de sangue.
Aparição no Brasil: 2015
Principais sintomas: dor de cabeça, febre baixa (ou ausente), dores leves nas articulações, manchas vermelhas na pele com coceira intensa e vermelhidão nos olhos. Eventualmente, também inchaço no corpo, dor de garganta, tosse e vômito.
Aparição no Brasil: 2014
Principais sintomas:febre alta e abrupta, dores intensas nas articulações dos pés e mãos, além de dedos, tornozelos e pulsos. Pode ocorrer ainda dor de cabeça, dores nos músculos e manchas vermelhas na pele, com coceira intensa.
Transmissão: pela picada dos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus.
A melhor maneira de prevenir arboviroses é evitar as condições propícias à proliferação dos insetos transmissores, ou seja, ambientes com água parada, onde os ovos do mosquito são depositados.
O risco de infecção por dengue, zika e chikungunya é reduzido se as picadas puderem ser evitadas. Portanto:
A dengue possui quatro subtipos: DENV 1, DENV 2, DENV 3 e DENV 4. A infecção pelo subtipo 2 pode evoluir mais gravemente em quem já teve dengue tipo 1
Não é possível ter chikungunya mais de uma vez
Cerca de 80% das pessoas infectadas pelo vírus zika não desenvolvem sintomas
Não há medicamento que cure a dengue. Os sintomas é que são tratados, de modo paliativo
Depois da postura, os ovos do Aedes aegypti podem sobreviver por até um ano em ambientes secos. Por isso, não adianta apenas secar os reservatórios de água parada. É preciso limpá-los
O verão favorece a reprodução do Aedes aegypti, porém, os cuidados devem ocorrer no ano todo. No inverno, é necessário eliminar os criadouros para impedir que as larvas eclodam quando voltarem as chuvas e as altas temperaturas
Lei de 2016 permite que os agentes de combate a endemias realizem entrada forçada em imóveis com ausência de pessoa que permita acesso ou no caso de recusa de acesso, para verificar potenciais focos de mosquitos
Fonte: Ministério da Saúde, Agência Nacional de Saúde e Fundação Oswaldo Cruz.
Uma publicação compartilhada por Unimed (@unimedbr) em 15 de Nov, 2017 às 1:01 PST
Serviços e Informações