Entenda os riscos da automedicação

Remédios possuem efeitos colaterais e podem causar reações ao organismo se ingeridos de maneira incorreta.
        25 de março, 2021

Tomar o mesmo remédio indicado por um conhecido ou o que a pesquisa da internet apontou, pode não funcionar para você. A automedicação pode trazer consequências graves, inclusive retardar a descoberta de algo mais sério. Além disso, também é considerado automedicação quando o remédio receitado para tratamento pontual é utilizado de maneira contínua.

Entre os principais problemas que a automedicação pode causar estão: reação alérgica, intoxicação, alívio de sintomas que atrasam o diagnóstico correto, resistência ao medicamento, dependência, entre outros.

Os medicamentos são um dos principais causadores de intoxicação no Brasil, segundo o Sistema Nacional de Informações Toxico-Farmacológicas (Sinitox).
Anti-inflamatórios e analgésicos lideram a lista de medicamentos mais utilizados sem prescrição médica, normalmente para aliviar sintomas de febre e dor, mesmo assim, apresentam riscos se ingeridos de maneira incorreta.

A pessoa mais indicada para prescrever qualquer remédio, é o profissional médico. Ao sentir que algo está errado, procure um clínico geral para uma avaliação e possível indicação de um especialista para para o tratamento.
¿
Evite se automedicar.