Faça sua busca aqui
Tenha acesse 2ª Via Boleto do seu boleto
Solicite agendamento de suas consultas e exames.
Acesse Área do Beneficiário
Canal de Atendimento de Segunda Instância.
Saiba como solicitar e acompanhar o pedido de Reembolso.
Solicite um orçamento e veja promoções de plano de saúde.
A Unimed
Nossos Planos
Rede Assistencial
Comunicação
Voltar
Apesar do nome causar desconforto para algumas mulheres, a menopausa é em um processo biológico e natural. Ela acontece quando os ovários deixam de produzir o estrogênio e a progesterona, resultando na suspensão da menstruação.
Antes da chegada da menopausa – no período de transição – algumas mulheres poderão observar alterações no ciclo, como intervalos menores entre eles ou até meses sem menstruação. O fim do ciclo menstrual se dará por volta dos 50 anos, podendo variar um pouco para menos ou para mais.
Os sintomas mais comuns da menopausa são:
• Ondas de calor
• Suor noturno
• Alterações no sono
• Secura vaginal
• Dor durante a relação sexual
• Diminuição da libido
• Ganho de peso
• Alterações de humor
• Sintomas depressivos
Algumas mulheres optam pela terapia de reposição hormonal, que consiste na utilização dos hormônios que não são mais produzidos pelos ovários.
Apesar de o tratamento ajudar a reduzir as ondas de calor e aumentar a lubrificação vaginal, o uso dos hormônios aumenta o risco para o câncer de mama, assim como acidente vascular cerebral, trombose venosa profunda e embolia pulmonar. Por isso, é importante avaliar com o médico os prós e contras e a via de administração do medicamento.
Para aquelas que optam pelo tratamento, a atual recomendação é que a terapia de reposição hormonal não seja feita por mais de cinco anos. Mulheres com antecedente de câncer de mama, doença coronariana, acidente vascular cerebral ou sangramento genital sem causa definida não são recomendadas a fazer o tratamento.
Mulheres que têm uma alimentação balanceada, praticam atividade física, têm vida social ativa, não fumam e não fazem uso de bebidas alcoólicas em grandes quantidades, tendem a passar por essa fase com mais qualidade de vida. Veja algumas dicas que poderão auxiliar nesse processo:
Algumas mulheres percebem que determinados alimentos ou situações, como cafeína, álcool, alimentos picantes e estresse aumentam esses sintomas. Evitá-los pode trazer ganhos para o dia a dia.
A alimentação é importante ao longo de toda a vida. Mas na menopausa aumentam as chances de a mulher desenvolver algumas doenças, como a osteoporose, por isso alimentos ricos em cálcio e vitamina D são importantes nesse período. Inclua também, verduras, legumes, frutas e leguminosas.
As alterações hormonais da menopausa podem interferir na qualidade do sono, por isso evite alimentos que possam potencializar a insônia como a cafeína e o álcool.
Praticar meditação, massagens relaxantes e outras técnicas de relaxamento ajudam a acalmar o corpo e a mente auxiliando na qualidade de vida.
Coma mais frutas, vegetais e legumes e evite alimentos com gordura saturada e açúcar. O excesso de peso pode prejudicar o coração e facilitar o aparecimento de doenças cardiovasculares.
O cigarro não só prejudica a mulher na menopausa, aumentando as ondas de calor, como também é responsável por inúmeras doenças como câncer de pulmão e acidente vascular cerebral (AVC).
Além de proteger o organismo de doenças, a pratica de atividade física ajuda a manter a mente em equilíbrio, aumenta a autoestima e promove a socialização.
Serviços e Informações