O Ato de Brincar como recurso terapêutico e auxiliador do neurodesenvolvimento da criança

O CET que é referência na atuação clínica terapêutica na região Oeste do Pará estimula sempre nas sessões, as brincadeiras como metodologias terapêuticas.
        28 de maio, 2022



O Dia do Brincar é celebrado hoje, 28 de maio. A data tem o objetivo de fortalecer que o ato de brincar é um direito de todas as crianças, estabelecido no Art. 31º da Convenção sobre os Direitos da Criança, e que atividades lúdicas beneficiam o desenvolvimento em aspectos como a criatividade, a educação, o bem-estar e a convivência comunitária. 

No novo Centro de Especialidades Terapêuticas (CET) da Unimed Oeste do Pará a utilização das recreações com as crianças é usada para estimular o desenvolvimento psicológico, psicomotor, comportamental e até da linguagem. Sendo, um importante instrumento de intervenção na saúde mental. 

Recém-inaugurada, a Unidade dispõe de salas preparadas para acolher crianças de forma lúdica. As atividades desenvolvidas no centro são capazes de acelerar o desenvolvimento cognitivo desses pacientes. Além disso, o brincar é bastante utilizado nas sessões como meio facilitador da expressão da criança.

Para o neuropsicólogo que atua no CET, Dr. Jefferson Freitas, as sessões associadas à brincadeira e a diversão são importantes aliados para os avanços psicológicos. “É através da brincadeira que as crianças ganham a segurança e a auto-confiança necessárias para expressarem emoções subjacentes e tentarem novas maneiras de pensar e ser”, explicou ele. 

O CET desde sua inauguração já realizou mais de 1000 atendimentos. Com uma equipe multiprofissional formada por neuropediatra, neuropsicólogo, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional e integração sensorial. 

O principal intuito da brincadeira inserida no processo terapêutico é potencializar a interação da criança consigo mesma e com o ambiente do mundo real que a cerca. “O brincar implica no crescimento e no desenvolvimento físico e intelectual da criança”, finalizou o neuropsicólogo.

O CET centraliza os atendimentos de Psicologia, Terapia Ocupacional e Fonoaudiologia.