Como funciona o Pronto Atendimento do Hospital Geral Unimed?

O serviço funciona 24 horas e prioriza casos de urgência e emergência. A Unimed Ponta Grossa produziu websérie exclusiva para mostrar como funciona os bastidores do hospital
Texto: Leticia Dovhy
        24 de junho, 2022

O pronto atendimento é uma unidade do hospital destinado ao atendimento de urgências e emergências. São casos de pacientes que precisam de uma intervenção imediata por correr risco à saúde e à vida.

O tempo de espera para ser atendido depende da gravidade dos sintomas. No momento da triagem, profissionais da enfermagem realizam a classificação de risco, avaliando o quadro clínico do paciente e colocando uma pulseira para indicar a prioridade no atendimento, de acordo com protocolos utilizados internacionalmente.   Casos que não oferecem risco à vida ou que não classificados como urgência e emergência, podem ter o tempo de espera maior. 

Conheça funciona os bastidores do Pronto Atendimento da Unimed 24h, desde quando o paciente chega na recepção, passando pela triagem até a consulta:

 

 

Quanto tempo vou esperar no Pronto Atendimento do hospital? 

 


 

 

Baseado em protocolos internacionais, a classificação de risco é um método de triagem que define as escalas de urgência. É o que determina a gravidade do quadro clínico do paciente e o tempo de espera recomendado. Ao chegar no Hospital Geral Unimed (HGU), o beneficiário passa pela recepção, apresenta os documentos e aguarda pela triagem.  Na sequência é examinado por um enfermeiro (a) que avalia o quadro clínico geral e faz a checagem dos sinais vitais.

Na triagem, o paciente recebe uma pulseira colorida de acordo com os cinco níveis estabelecidos pelo sistema, indicando a gravidade e o tempo de espera no pronto atendimento, sendo as cores: 

 

Vermelho:  Significa a emergência, quando o atendimento precisa ser imediato. O paciente corre risco de perder a vida.

 

Laranja: Indica casos muito urgente e o atendimento deve acontecer em até 30 minutos. Indica que o paciente não corre risco imediato à vida, mas se o atendimento não acontecer de forma rápida, pode agravar em pouco tempo.

 

Amarelo: Urgente!  Os casos classificados em amarelo são considerados de gravidade moderada, mas sem riscos imediatos à saúde. Neste caso, o tempo de espera pode ser de até uma hora. Depois de passar pela triagem, o paciente vai aguardar pela consulta.

 

Verde: Classificado como pouco urgente, com baixo risco de agravo imediato à saúde. O tempo de espera pode ser de até 120 minutos. É o paciente que está com dor de cabeça, dor abdominal ou dificuldade para fazer xixi, por exemplo.

 

Azul: Casos classificados como não urgente e que o paciente não corre nenhum tipo de risco. O tempo de espera pode ser de até 240 minutos. Geralmente, apresentam dores mais leves ou buscam por receita médica ou atestado. 

 

Como evitar filas? Conheça o Pronto Atendimento Digital

O tempo de espera no hospital pode ser ainda maior dependendo do dia e da demanda de atendimentos graves. Para evitar filas e longas esperas, a Unimed Ponta Grossa oferece o Pronto Atendimento Digital aos beneficiários. O paciente passa por uma triagem online, informando os seus sintomas direto pela plataforma: unimedpg.com.br/padigital 


 

Por meio de inteligência artificial, o sistema entende a gravidade do caso e faz o direcionamento de forma personalizada. Após essa triagem, o paciente pode ser acompanhado de forma remota (por WhatsApp ou pela própria plataforma), ou encaminhado para um teleatendimento com profissional de saúde. Caso identifique a necessidade de atendimento presencial, o Laura encaminha para um hospital, que já terá em mãos o histórico para dar prosseguimento no tratamento.

 

Acompanhe o tempo de espera no PA do Pronto Atendimento presencial

O Hospital Geral Unimed (HGU) disponibiliza o tempo de espera para o Pronto Atendimento Adulto, Pediátrico e Obstétrico.

Acesse o site e veja em tempo real: https://www.unimedpg.com.br/hgu/