Unimed PG lança edição 2022 do Linda de Lenço

Projeto retoma ação interna e estima doar 800 lenços para pacientes oncológicas neste ano.
Texto: Liziana Freitas
        28 de setembro, 2022



Cerca de 80 colaboradores estiveram reunidos no auditório da Unimed Ponta Grossa na última segunda (26) para o lançamento das ações do Projeto Linda de Lenço 2022, voltado às pacientes oncológicas.

Nesta quarta edição, a cooperativa retoma a ação interna, realizada em 2019 – ano de estreia do Projeto. Durante todo o mês, colaboradores usarão um lenço na cabeça às terças-feiras, como forma de apoio às pacientes que estão passando por tratamento de câncer.

Para marcar o lançamento, duas ex-pacientes bateram um papo com os presentes e compartilharam suas respectivas histórias e experiências durante o período em que estiveram em tratamento. Junto com elas, uma médica oncologista esclareceu dúvidas sobre câncer feminino, diagnóstico, tratamentos e reforçou a importância do diagnóstico precoce.

“Ouvir depoimentos como os delas é importante e nos ensina que suportar os processos nos permite alcançar propósitos específicos. Trazer a memória, a individualidade de cada situação nos permite estarmos disponíveis para nos tonarmos cada dia em pessoas melhores. O projeto Linda de Lenço nos proporciona esta experiência e consciência. Para mim, abraçar a causa é abraçar alguém também. Servir de alguma forma com excelência e prontidão em alguma parte do processo, é também dizer, sem usar palavras, que eu posso ajudar a aliviar um pouco o fardo”, comenta Bianca Ruppel Lourenço, colaboradora do Centro de Diagnóstico (CDU), que participou da edição 2019 e irá participar novamente em 2022.

A ação começa na próxima terça-feira (04) e a estimativa é que cerca de 400 colaboradores se engajem na ação. Também na próxima semana, esta mesma quantidade de lenços será doada para instituições e grupos de apoio que acompanham pacientes com câncer.

A possibilidade de se sentir um pouco paciente por um dia foi um dos motivos que incentivaram Gisele Pilarski, colaboradora da área de Atendimento, a se interessar pela ação. “Com a história que as pacientes compartilharam conosco neste evento, consegui ter um outro olhar sobre o assunto e senti muita vontade de participar do projeto para mostrar a todos que estar com câncer não condena a pessoa à morte. Com a ajuda e apoio das pessoas que estão ao redor, tudo irá se tornar mais leve, e é disso que as pacientes precisam, de apoio e pessoas queridas ao seu lado”.

Para Larissa Silva Smaniotto, também do Centro de Diagnóstico Unimed (CDU), que participará da ação novamente, o projeto é uma forma de acolher as pacientes e gerar empatia.

“Um caso em especial foi de uma paciente que eu apenas conhecia por causa da frequência que ela vinha no HGU fazer exames e realizar o tratamento. Em outubro de 2019, ela queria dar apoio ao projeto e, junto com as colaboradoras do HGU, também queria usar o lenço da campanha. Fui convidada para ajudar e ensinar a paciente a arrumar o lenço de maneiras diferentes. Pra mim, foi um dia especial. Fui ensinada a praticar a ‘Regra de Ouro’ que diz em sua essência:  ‘Em tudo, trata os outros como gostarias que te tratassem’, e essa ação me deu a chance de, mais uma vez, ajudar o meu próximo, independentemente de onde eu esteja”.
No fim de outubro, os lenços utilizados pelos colaboradores serão recolhidos, higienizados e encaminhados para a doação.


Sobre o Projeto
O Linda de Lenço surgiu em 2019, inspirado na história entre a radiologista Lucimara Maeda e o diagnóstico de câncer de mama de uma paciente, que também era amiga. A partir das dificuldades desta paciente após a queda de cabelo decorrente das sessões de quimioterapia, a médica criou o modelo de um lenço fresco, confortável e de fácil amarração.

O Projeto não comercializa lenços e disponibiliza um tutorial na internet ensinando a confecção para que mais pessoas possam ser impactadas pela causa e mais pacientes tenham acesso ao lenço.

Desde o início do projeto, em 2019, foram mais 1.500 lenços doados. Mais informações podem ser acessadas em: unimedpg.com.br/lindadelenco