Unimed PG realiza primeira entrega dos lenços para pacientes oncológicas

Ao todo, serão entregues 800 lenços para pacientes, grupos e instituições que acolhem mulheres em tratamento
Texto: Liziana Freitas
        16 de novembro, 2022




Na última semana, a Unimed Ponta Grossa realizou a primeira doação de lenços para pacientes oncológicas. A ação faz parte do Projeto Linda de Lenço e, neste primeiro momento, contemplou 100 unidades, divididas entre a Rede Feminina de Combate ao Câncer e o Complexo Ispon.

Para as próximas semanas, ainda está prevista a entrega de mais 700 unidades para grupos e instituições que acolhem mulheres em tratamento. 

Além da doação, símbolo do Projeto, o Linda de Lenço 2022 contou também com a produção do documentário O câncer não me define, em que pacientes de diferentes idades e fases de tratamento, compartilham suas respectivas histórias com a doença.


Sobre o Projeto
O Linda de Lenço surgiu em 2019, inspirado na história entre a radiologista Lucimara Maeda e o diagnóstico de câncer de mama de uma paciente, que também era amiga. A partir das dificuldades desta paciente após a queda de cabelo decorrente das sessões de quimioterapia, a médica criou o modelo de um lenço fresco, confortável e de fácil amarração.

Em 2022, o Projeto resgatou a ação interna, realizada no ano de estreia, que consistia na utilização do lenço pelos colaboradores da cooperativa, com o objetivo de se colocarem no lugar das pacientes como forma de apoiá-las na jornada do tratamento. Após a ação, os lenços são recolhidos, higienizados e encaminhados para doação.

O Projeto não comercializa lenços e disponibiliza um tutorial na internet ensinando a confecção para que mais pessoas possam ser impactadas pela causa e mais pacientes tenham acesso ao lenço. 

Desde o início do projeto, em 2019, foram mais 1.500 lenços doados. Mais informações ou solicitação de lenços podem ser acessadas em: unimedpg.com.br/lindadelenco .