Unimed Ponta Grossa lança parceria pioneira com Hospital Universitário Regional

Programa Acolher visa à capacitação dos profissionais de saúde para desenvolvimento dos cuidados paliativos.
Texto: Liziana Freitas
        08 de agosto, 2022



A Unimed Ponta Grossa lançou, na última sexta-feira (05), o Programa Acolher, uma parceria com o Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais (HU-UEPG), voltado aos cuidados paliativos.

O Programa visa acolher uma instituição pública e compartilhar as práticas voltadas aos cuidados paliativos e, dessa forma, acolher a comunidade nesse tipo de cuidado. No Paraná, a cooperativa médica, junto com a Associação Sênior de Apoio à Saúde (Grupo ASAS) , é a primeira do Sistema Unimed do estado a realizar um projeto como esse.

“Essa parceria cumpre um dos objetivos do cooperativismo que é promover ações que melhorem a saúde e o bem-estar da comunidade em que estamos inseridos”, ressalta Rafael Francisco dos Santos, diretor Administrativo da Unimed Ponta Grossa.

Durante dois meses, os profissionais do HU-UEPG irão passar por uma imersão sobre o tema, de forma presencial e online, abordando, por exemplo, manejo de sintomas, protocolos clínicos e processos de luto.

“No Acolher, a gente acolhe o Hospital Universitário, acolhe os profissionais repassando conhecimento e, juntos, acolhemos a comunidade de Ponta Grossa. O Programa contempla ações de sensibilização e apoio para a instituição pública para implantar e melhorar os processos em serviços de cuidados paliativos e continuados, incluindo toda a estruturação de documentos assistenciais, treinamento de equipes e criação de indicadores”, explica Monica Traub, gerente de Gestão em Saúde da cooperativa.


Para marcar o lançamento, a Unimed Ponta Grossa promove a palestra Por que ter cuidados paliativos nos hospitais?, com o médico paliativista Douglas Crispim. O evento, voltado aos profissionais de saúde, será no auditório do HU-UEPG, às 19h15.


“Hoje em dia, se discute muito sobre sustentabilidade e a sustentabilidade social é uma das mais importantes, pois mostra que as empresas têm uma responsabilidade de devolver à sociedade coisas que realmente vão permanecer e não são somente ações isoladas. A Unimed dá um passo à frente, adotando uma instituição pública, contribuindo com o poder público, compartilhando um pouco de um recurso de que a Unimed dispõe para a instituição pública, facilitando o acesso do cuidado de excelência, para que os pacientes do SUS também possam ser tratados com respeito, dignidade e excelência”, finaliza Crispim.