Unimed Ponta Grossa lança segundo ciclo dos squads de inovação

Serão 25 colaboradores divididos em cinco grupos em busca de soluções para desafios levantados pelas lideranças.
Texto: Liziana Freitas
        31 de maio, 2022


 

 

Na última sexta (27), a Unimed Ponta Grossa lançou para os colaboradores as inscrições para o segundo ciclo dos squads de inovação.

A construção da proposta para 2022 foi embasada na experiência do primeiro ciclo, em 2021, a partir da identificação dos pontos de melhoria e as necessidades atuais da cooperativa. São 25 vagas disponíveis para a formação de cinco times. Durante a primeira semana de junho, as lideranças da Unimed irão elencar desafios em, destes, cinco serão selecionados para que os squads trabalhem nas soluções.

De acordo com Eduardo Bacila de Sousa, presidente da Unimed Ponta Grossa, as iniciativas de inovação são apoiadas pela diretoria e visam contribuir tanto com o negócio quanto com o desenvolvimento profissional do público interno. “Os squads vão levantar problemas reais, tratar esses problemas, capacitar as pessoas que tratam esses problemas e criar soluções reais. Isso é muito bom pra cooperativa e pros colaboradores. Participar desses grupos os ajuda a se diferenciar no mercado de trabalho. Nós já conseguimos implementar a cultura voltada à inovação e agora, gradativamente, vamos disseminando essa cultura entre nossos diversos públicos”.

O segundo ciclo terá a duração de três a quatro meses e irá contemplar cinco fases: pesquisa e validação de problemas; ideação e levantamento de possíveis soluções; jornada do cliente e protótipos; planejamento e teste de Produto Mínimo Viável (MVP); e pitch final. Além disso, os integrantes dos times também irão passar por uma trilha de inovação, sendo capacitados em metodologias e ferramentas que visam contribuir com as soluções dos desafios.

“Com o olhar e experiência participantes dos squads de 2021 e o apoio do time de inovação construímos de forma ágil um ciclo 2022 robusto e objetivo, ajustando as principais falhas do primeiro. Também provocamos as nossas lideranças para se colocarem na posição de clientes dos squads e identificarem os desafios/problemas relevantes que afetam negativamente os beneficiários, pacientes, cooperados, colaboradores e rede credenciada. O objetivo dessa provocação é engajar os líderes, encurtando o caminho dos times para a resolução dos desafios”, explica Felipe Baranoski, líder de inovação da cooperativa.

Cada um dos novos times irá contar com a mentoria de dois participantes do ciclo 2021, em encontros quinzenais durante toda a jornada. Outra novidade será a gamificação dos reports periódicos do andamento dos projetos.

“Temos a expectativa de desenvolver profissionalmente os participantes que se dedicam, aumentando nosso time de inovadores na Unimed Ponta Grossa, e chegar ao final do ciclo 2022 com soluções viáveis, implantadas e validadas, resolvendo os diferentes desafios selecionados”, finaliza Baranoski.