Unimed Ponta Grossa promove I GRC Day

‘Por que devemos gerenciar riscos?’ foi a temática abordada no evento
Texto: Leticia Dovhy
        29 de março, 2022


A Unimed Ponta Grossa promoveu na tarde desta terça-feira (29), a primeira edição do GRC Day, evento que faz parte do Programa de Integridade da cooperativa. O objetivo é de reunir os colaboradores, cooperados, fornecedores e prestadores de serviço em saúde para compartilhar e aprimorar o conhecimento em gestão de riscos, proteção de dados e compliance.

Os encontros do GRC Day acontecem mensalmente e no formato online com o intuito de conectar informações, valores organizacionais, engajamento  e fortalecer a disseminação da cultura de riscos. Para o coordenador de Governança Corporativa, Riscos e Compliance, Fabio Texeira,   os ‘riscos’ fazem parte do dia a dia das empresas e dos profissionais. “Por isso, é importante não só falar sobre o tema, mas refletir olhando a realidade que estamos inseridos, quais riscos e ameaças estamos expostos e quais barreiras, controles e ações temos para que os ‘riscos’ não impactem negativamente a organização, atividades e rotinas que fazemos parte.” analisa Fabio.

A capacidade de gerenciar riscos tornou-se um diferencial para que as empresas tomarem decisões com mais confiança. O coordenador de Governança Corporativa, Riscos e Compliance, Fabio Texeira explica que existem metodologias consolidadas no mercado,  no entanto,  mesmo de forma simples é possível iniciar-se este trabalho com pequenos passos.  Confira as principais dicas abaixo:

Como que as instituições podem evitar os riscos e mapeá-los? 

  • Uma avaliação interna envolvendo as equipes e colaboradores da organização com vistas a observar e refletir ‘quais riscos’ nas rotinas, processos e atividades do dia a dia;
  • A seguir, com este levantamento, realizar uma análise e priorização considerando a probabilidade de cada risco se materializar, e o impacto que ele causa;
  • Definir, reforçar ou ampliar as barreiras, controles internos e as ações de contingência que mitiguem e/ou evitem a materialização dos riscos.

Entre os principais riscos elencados pelo especialista, estão os:

- Riscos financeiros;

- Riscos operacionais;

- Riscos estratégicos e de imagem;

- Riscos de crédito e mercado;

 - Riscos legais e de compliance

- Riscos cibernéticos e entre outros;

O GRC Day acontece uma vez por mês, de forma remota e com a duração de 30 minutos para discutir temas relacionados a proteção de dados, gestão de riscos e compliance dentro das organizações. “Tudo é feito de forma interativa e objetiva para incentivar a participação de todos os envolvidos com a cooperativa.”, relata o coordenador.