Unimed Ponta Grossa adquire tomógrafo computadorizado de alta qualidade

Atualmente, o equipamento é restrito a apenas três hospitais ou clínicas no Brasil e a Unimed PG foi a primeira a instalar a versão
Texto: Bruna Kosmenko
        05 de fevereiro, 2024


A Unimed Ponta Grossa entende a necessidade de equipamentos tecnológicos e computadorizados que produzam resultados consistentes e de baixa dose de radiação, promovendo a segurança dos pacientes. Pensando na melhoria dos exames de imagem que o Centro de Diagnóstico Unimed (CDU) oferece aos beneficiários e levando em consideração o aumento no número de tomografias durante a pandemia, a cooperativa inaugurou um novo tomógrafo em outubro do último ano, a versão Aquilion Serve 2023 da Canon. O novo equipamento melhora o rendimento e, assim, permite mais tempo de cuidados ao paciente. A tomografia computadorizada é um método de diagnóstico que utiliza imagens reconstruídas por meio de um computador a partir da emissão de feixes de raio-x por um tubo que gira em torno do paciente de forma contínua.

A tomografia é um importante recurso da medicina para diagnóstico de inúmeras doenças e pequenas alterações em vários setores do organismo humano. Ela pode avaliar traumas cranianos ou, por causa dos seus resultados rápidos, ajudar a encontrar acidentes vasculares cerebrais nos prontos-socorros.
Os recursos do novo tomógrafo oferecem um posicionamento mais fácil do paciente, um planejamento automático de varredura e soluções por inteligência artificial. Para o Diretor de Recursos Próprios, dr. Rafael Rocha, a nova tecnologia traz benefícios diretos para os beneficiários da Unimed PG e para os médicos cooperados: “O novo equipamento consegue captar muito mais imagens a cada giro do sistema. Agregando isso a uma maior velocidade de giro em si e a um grande poder de processamento, obtemos imagens muito mais definidas e em tempo real. Além disso, possui grande capacidade de trabalho e pode executar exames em menos tempo. ”
As imagens geradas pelo novo tomógrafo permitem a visualização de muito mais detalhes do que a da radiografia tradicional e permitem reconstruções em diferentes planos, além de aquisições milimétricas de imagens do corpo humano. O exame não é invasivo, ou seja, não provoca dor, além de permitir a análise em qualquer parte do corpo, como abdômen, tórax, crânio e ossos. “A atualização contínua do nosso parque tecnológico, aliada à grande expertise dos radiologistas da Unimed PG, propicia um atendimento cada vez mais completo no CDU. Ao perceber este valor, nossos beneficiários optam cada vez mais por nossos recursos, aumentando a sustentabilidade da cooperativa. ”, afirma o dr. Rafael Rocha.
Ainda, o procedimento detecta tumores e processos infecciosos de diferentes órgãos. Sinais importantes de alerta, como hemorragias, aneurismas, perfuração de alças intestinais e até infartos são detectados com o exame. Hoje, a cooperativa tem maior facilidade no agendamento dos exames de tomografia com mais horários disponíveis; e, ainda, a gama de exames de tomografia agrega valor à experiência dos beneficiários.



O novo equipamento permite uma técnica de reconstrução sofisticada e interativa para dar um diagnóstico com mais clareza e confiança aos pacientes, com a melhor e mais moderna visualização de imagem.  O Diretor de Recursos próprios da Unimed PG ainda conclui que, para 2024, a expectativa é a aquisição de um mamógrafo digital com extereotaxia, aparelhos móveis de raio-x digital e, ainda, um equipamento de anestesia específico para uso em ambiente de ressonância magnética, com mais segurança para os pacientes críticos que precisam do recurso e finaliza: “Tomografia de alta precisão e tecnologia é no CDU.”