2022: o ano da retomada


2020 e 2021 foram completamente marcados pela pandemia e seus desdobramentos. Apesar do assunto ainda impactar diretamente o setor da saúde em 2022, o ano foi marcado pela retomada de diferentes atividades. Aos poucos, o uso da máscara deixou de ser obrigatório, os encontros presenciais voltaram a acontecer e nós, da Unimed Paraná, tivemos a oportunidade de vencer grandes desafios e construir novas oportunidades para nossos públicos, sempre pautados pela transparência.

Ser a maior cooperativa de saúde do mundo em meio a uma pandemia sanitária destacou o nosso Jeito de Cuidar, potencializando nosso olhar para os beneficiários, cooperados, fornecedores, sociedade em geral e, principalmente, nossos colaboradores. Com foco no bem-estar de quem faz a cooperativa acontecer, a Unimed Paraná readequou o modelo de trabalho conforme as áreas, deu continuidade a ações iniciadas no auge da pandemia, e, diariamente, pensa e aplica projetos que impactam a saúde mental e física de todos os profissionais que se dedicam ao nosso negócio.
Na pandemia, fomos apresentados imediatamente ao modelo home office. Com o objetivo de garantir a segurança de todos os colaboradores e seus familiares, a cooperativa organizou rapidamente o modelo de trabalho para que ninguém fosse impactado negativamente pela ação. Continuamente, foram disponibilizados materiais para garantir o conforto dos profissionais, como cadeiras, computadores e, quando possível, móveis de escritório. Além disso, foram promovidas lives para falar sobre a saúde mental nesse momento, bem como a extensão de projetos de saúde física para o modelo on-line, como a Assessoria Esportiva e o Ioga.

Durante o retorno gradual ao trabalho presencial, o cuidado continuou. Os profissionais que dependiam de transporte público tiveram à disposição a oferta de vans. Assim, a exposição ao vírus foi reduzida e a segurança permaneceu em primeiro lugar. Na cooperativa, a higienização constante de todos os ambientes, a disponibilização do álcool em gel e máscaras – quando o uso era obrigatório – foram outras atitudes que auxiliaram na preservação de todos.

O segundo ano de pandemia, em 2021, foi marcado, principalmente, pelo debate acerca dos novos modelos de trabalho: afinal, devemos retornar presencialmente ao escritório, ou o home office ainda é a melhor estratégia? Ao considerar que essa resposta era muito individual a cada colaborador e, principalmente, a cada função exercida, a Unimed Paraná, com o objetivo de respeitar a autonomia dos líderes e profissionais, deu liberdade para cada área definir, estrategicamente, qual modalidade adotar.

Em 2022, o pensamento segue o mesmo.  Desta forma, agora as três formas de trabalho – presencial, teletrabalho e híbrida – fazem parte das estratégias rotineiras de gestão, que permitem aos líderes aplicar sempre a melhor opção pelo perfil da atividade, do colaborador e da situação no momento, com todas as condições de recursos e cuidados necessários.
O regime híbrido é adotado por diferentes áreas da cooperativa, e cada gestor tem a liberdade para estipular a frequência de trabalho presencial e remoto. No setor de TI, por exemplo, a gestão desse modelo é realizada de forma individualizada por cada um dos sete coordenadores, que estipularam uma rotina dentro da equipe. Em alguns times, por exemplo, os colaboradores devem comparecer à sede administrativa cinco dias ao mês, e nesse período são realizadas reuniões e treinamentos pertinentes, além de integração entre os profissionais.

Conforme a gerência, o modelo, além de se adequar ao sistema competitivo do mercado de tecnologia, trouxe mais qualidade de vida e gerou maior. Vale destacar que são utilizadas ferramentas de acompanhamento da rotina, e que eventuais ajustes são realizados sempre que necessários.

Além disso, atualmente, sete colaboradores da Unimed Paraná atuam de forma 100% remota, no modelo teletrabalho. Nesse contrato, há um termo aditivo de trabalho, e os profissionais recebem, mensalmente em folha, o valor de R$ 150 para reembolso de despesas home office. Em contrapartida, nesta modalidade os colaboradores recebem apenas o Vale Alimentação – trabalhadores nos regimes presencial e híbrido recebem, também, Vale Refeição.
 
Lembramos que a Unimed Paraná segue todas as recomendações dos órgãos de saúde relacionadas à pandemia. Atualmente, colaboradores que apresentem sintomas respiratórios ou, então, estejam contaminados com a Covid-19, são direcionados para o home office e acompanhados pela equipe médica do Centro de Atenção Primária à Saúde (APS).

 

A saúde como protagonista

Em paralelo às transformações, e com o objetivo de prezar ainda mais pela saúde física e mental dos colaboradores, a Unimed Paraná lançou, em 2021, o programa Gente Saudável. Devido ao sucesso do programa de Saúde Emocional, a ação foi renovada para 2022 com uma novidade: aconteceu inteiramente de maneira presencial, com 10 reuniões.

Os participantes responderam, no início da ação, um teste de saúde emocional, para perceber como as questões psicológicas eram enfrentadas por cada um. Durante o projeto, foi realizado o acompanhamento com um psicólogo, que ministrou diferentes atividades. Ao fim do ciclo, os participantes realizaram novamente o teste para ver a sua evolução dentro dos pilares da resiliência.

Os encontros foram divididos em três turmas, duas diurnas e uma no período vespertino. Foram debatidos diversos temas, como inteligência emocional, linguagens do amor, convívio familiar, crenças limitantes e fortalecedoras, autoconhecimento, Análise SWOT, entre outros. Já o encontro final reuniu todos os participantes para um encerramento especial.

Objetivos da saúde emocional

• Identificar os colaboradores com dificuldades no enfrentamento das adversidades (Aplicado a Escala de Pilares da Resiliência);
• Promover acolhimento aos colaboradores identificados;
• Proporcionar um trabalho para ampliar as condutas flexíveis dos colaboradores, diante das adversidades na vida (Pequenos grupos dirigidos por psicólogo);
• Orientar o reforço das condutas flexíveis para o equilíbrio da Saúde Emocional.

Além disso, a Unimed Paraná conta com diferentes ações focadas na saúde física dos colaboradores. Uma das mais famosas é a aula de Funcional, que tem o apoio da assessoria esportiva Carbono, e acontece três vezes por semana na sede administrativa da cooperativa, em duas turmas de 25 vagas. Quem busca uma atividade mais focada na concentração, pode aproveitar as aulas de Ioga, que acontecem três vezes por semana em duas turmas diferentes, sempre no início do dia.

Todos os colaboradores são incentivados a participar das aulas de Ginástica Laboral, que acontece durante o horário de trabalho duas vezes por semana, em diferentes setores da Federação. O objetivo é fazer uma pausa nas atividades para movimentar o corpo, alongando e melhorando a saúde.
 

Novas contratações e rotatividades

A Unimed Paraná admitiu, em 2022, 87 novos colaboradores – quatro a mais do que no período anterior -, com uma redução de 0,19% em seu quadro profissional, passando de 529 colaboradores ativos, em 2021, para 528, em 2022. Destes, sete são temporários (seis mulheres e um homem), uma mulher é estagiária, e a diretoria é composta por cinco diretores (homens). A cooperativa conta, também, com nove aprendizes.

As informações referentes à empregabilidade e ao engajamento dos colaboradores da Unimed Paraná são gerenciadas pela Gestão de Pessoas, em suas diversas perspectivas, em conjunto com as demais áreas da cooperativa.

O índice de rotatividade acumulado no ano foi de 16,6%, discretamente superior aos 14,2% registrados no anterior, mas ainda dentro de um patamar saudável. Esse número aconteceu de maneira abrangente, em todas as faixas etárias e gêneros. No entanto, há a percepção de uma busca levemente maior de profissionais na faixa de 30 a 50 anos que, em 2022, representaram 64% das admissões.

Informatização de processos

Com foco no engajamento do gestor na contratação dos colaboradores, oportunizando uma participação mais efetiva, a área de Gestão de Pessoas lançou, em 2022, o RH Gestor. A plataforma traz mais visibilidade do processo seletivo, assim como a agilidade do processo e satisfação para o gestor, que pode acompanhar em qual fase a contratação está e o número de candidatos participantes, por exemplo.

Entre outros impactos, um dos ganhos percebidos é a agilidade do próprio processo de recrutamento e seleção, que era uma das expectativas pontuadas pelas lideranças da Unimed Paraná, gerando menos retrabalho e burocracia. Além disso, a cooperativa ganhou um banco de candidatos já pré-aliavados, facilitando processos futuros.

Participação dos colaboradores em comitês 

O Sistema de Gestão de Saúde e Segurança conta com a atuação de uma Técnica de Segurança no Trabalho, colaboradora efetiva da cooperativa com jornada integral e serviço especializado contratado da SOU – Serviço de Saúde Ocupacional da Unimed Curitiba, que disponibiliza sistema informatizado próprio para confecção e controle de PGR e PCMSO, bem como informação ao eSocial.

A Unimed Paraná possui, ainda, duas comissões: Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), com base nas recomendações da NR-5, Inspeção do Trabalho – Ministério da Economia, e Brigada de Emergência, que segue as recomendações da NPT 017 – Corpo de Bombeiros do Paraná. Com o objetivo de proporcionar oportunidades de participação a representantes de todos os níveis de cargos e áreas da cooperativa, ambas as comissões são formadas a partir de convites abertos aos colaboradores.

Além de suas atribuições específicas, ambas participam ativamente do Programa de Saúde e Segurança, contribuindo nas ações de conscientização, orientação e controle de riscos no trabalho.

Comissão Interna de Prevenção de Acidentes

A CIPA é responsável pela prevenção de acidentes e doenças que podem ocorrer devido ao trabalho, com prevenção da vida e promoção da saúde dos colaboradores. Com reuniões mensais e análise das causas de doenças e acidentes de trabalho, a Comissão também realiza a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT), composta por diversas ações voltadas ao aprendizado e conscientização dos trabalhadores.

Além disso, sempre que há a identificação de algum problema, a CIPA é responsável por sugerir medidas necessárias para a solução.

Brigada de Emergência Unimed Paraná 

A Brigada de Emergência da Unimed Paraná atualmente é composta por 23 colaboradores e promove ações para que a cooperativa saiba como se organizar durante eventuais situações de emergência. Entre os objetivos da comissão, estão: a proteção da vida dos ocupantes da sede em caso de emergências; evitar a propagação do incêndio, reduzindo danos ao meio ambiente, à comunidade e ao patrimônio da empresa; proporcionar meios de controle e extinção da ocorrência; dar condições de acessibilidade às operações de acesso e evacuação para retirada de colaboradores, visitantes e fornecedores; facilitar a atuação dos órgãos oficiais no atendimento às ocorrências; definir medidas necessárias para a proteção das áreas críticas e instruir os colaboradores sobre a forma correta de atuação.

A Brigada de Emergência realiza, ainda, reuniões ordinárias trimestrais e reuniões extraordinárias quando necessário.

Respeito, Inclusão e Diversidade


 
O tema discriminação no ambiente de trabalho é tratado por meio do Código de Conduta, que conta com um capítulo específico , intitulado “Ambiente interno e relações de trabalho – Discriminação e Preconceito”, que apresenta a seguinte diretriz:
Somos promotores da diversidade de pessoas, inadmitindo qualquer prática discriminatória ou preconceituosa no âmbito das nossas relações de trabalho, em especial no tocante à cor, gênero, religião, nacionalidade, orientação sexual, preferências políticas, dentre outras.

Implementado em 2020, o Canal Confidencial – que está sob os cuidados da área de Compliance – não registrou, em 2022, nenhum caso de discriminação apurado e comprovado. 

Na Pesquisa de Clima Organizacional realizada em 2022, com apoio da GPTW, os índices de confiança registrados pelos colaboradores nas questões de imparcialidade da gestão se mantiveram os mesmos, com 81 pontos.

O respeito à diversidade e a igualdade de gênero entre os colaboradores são indispensáveis dentro da Unimed Paraná, sendo refletidos também nos cargos de Governança.

Em 2022, o quadro funcional de governança era composto por 15 gerentes e coordenadoras, enquanto 20 gerentes e coordenadores eram homens. No anterior, os números eram 16 e 34, respectivamente. Além disso, há uma conselheira regional mulher, e três conselheiros homens, enquanto a diretoria executiva da Unimed Paraná é formada por cinco homens. 

Neste quadro, a distribuição, portanto, é de 36,4% profissionais mulheres em cargos de governança, e 63,6% homens. Em relação à distribuição etária, há uma predominância na faixa intermediária “30 a 50 anos”, no qual estão 56,8% dos líderes – no período anterior, eram 58%

Na imagem a seguir é possível visualizar a divisão por gênero para os cargos de liderança dentro da cooperativa.

O respeito à diversidade e a igualdade de gênero entre os colaboradores são indispensáveis dentro da Unimed Paraná, sendo refletidos também nos cargos de Governança.

Em 2022, o quadro funcional de governança era composto por 15 gerentes e coordenadoras, enquanto 20 gerentes e coordenadores eram homens. No anterior, os números eram 16 e 34, respectivamente. Além disso, há uma conselheira regional mulher, e três conselheiros homens, enquanto a diretoria executiva da Unimed Paraná é formada por cinco homens.

Neste quadro, a distribuição, portanto, é de 36,4% profissionais mulheres em cargos de governança, e 63,6% homens. Em relação à distribuição etária, há uma predominância na faixa intermediária “30 a 50 anos”, no qual estão 56,8% dos líderes – no período anterior, eram 58%

Na imagem a seguir é possível visualizar a divisão por gênero para os cargos de liderança dentro da cooperativa.

 

Já nos demais cargos da cooperativa, há predominância de colaboradoras mulheres: são, ao todo, 340 mulheres e 188 homens. A distribuição, portanto, é 64,4% feminino e 35,6% masculino. O cenário é muito semelhante ao de 2021, quando o quadro funcional era composto por 64,9% colaboradoras e 35,1% colaboradores.
Mais do que uma missão, ofertar Educação, Formação e Informação para todos os membros – incluindo colaboradores – é um dos sete princípios cooperativistas. Como estabelece o Sistema OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras), “As cooperativas promovem a educação e a formação para que seus membros e trabalhadores possam contribuir para o desenvolvimento dos negócios e, consequentemente, dos lugares onde estão presentes”. 
Honrando o DNA da Unimed Paraná, a realização de treinamentos e cursos para colaboradores, cooperados e dirigentes do estado é foco de investimento constante e prioritário. Em 2022, com a desaceleração da pandemia, muitos cursos voltaram a ser realizados de maneira presencial, na sede administrativa da Unimed Paraná e em locais parceiros. Contudo, o formato on-line e híbrido segue fazendo parte da rotina de treinamentos, sempre com foco em oferecer a melhor imersão e experiência para os profissionais envolvidos.

Neste ano, a média de horas de treinamento superou a registrada nos dois últimos anos: foram 17.867 horas, contra as 14.821 horas aplicadas em 2021, e as 10.087 horas de 2020. Em 2022, essas ações significaram uma média de 33,8 horas de treinamento por colaborador efetivo da cooperativa, superando as 28 horas do último período, e as 19,6 horas somadas em 2020. Ao todo, foram 36,9h de treinamento direcionado às mulheres, e 28,2h para os homens.
Esse crescimento mostra a dedicação e comprometimento da Unimed Paraná em honrar não somente seus valores cooperativistas, mas também em oferecer aos colaboradores, dirigentes e cooperados a oportunidade de capacitação profissional constante.
Entre as ações de T&D desenvolvidos em 2022, destacamos os programas corporativos de desenvolvimento de competências dos colaboradores focadas no negócio do setor e no propósito da cooperativa:
PDE – Programa de Desenvolvimento de Equipes, que nesse ano desenvolveu as competências: Em busca da excelência, Gerenciar emoções e Foco em resultados. Foram 1.898 participações e 3.723 horas de treinamento
PDL – Programa de Desenvolvimento de lideranças, envolvendo os temas voltados à Inovação & Tecnologia, Liderança futurista e Gestão do orçamento, com 151 participações e 580 horas de curso
O tema Intercooperação e o Programa de Integridade e Compliance permearam os programas corporativos para todos os públicos atendidos
O programa Estadual de Desenvolvimento para Dirigentes também se destaca no alinhamento de competências, mas, nesse caso, temos um público mais abrangente, envolvendo dirigentes de outras Unimeds do Estado que participaram em 24 horas de formação em 2022, abordando diferentes temas
Em relação aos treinamentos ofertados aos colaboradores, foi destaque nesse ano a carga horária investida em ações de atualizações e técnicos, somando 9.928 horas no ano e 3.812 participações.

Entretanto, outros títulos também compuseram o portfólio de ações, trazendo temas da atualidade como Síndrome Pós-Covid, Burnout ou Transtorno do espectro autista, Saúde do idoso, Diversidade e Governança ambiental, social e corporativa (ESG), entre outros.

Destacamos, ainda, a continuidade das turmas de inglês iniciadas em 2021 que, em 2022, beneficiaram 63 colaboradores. 

Além dos programas de desenvolvimento corporativos e ações de T&D, a Federação mantém outras formas de incentivo e desenvolvimento de sua comunidade interna:

Bolsa Auxílio para Graduação

A Federação Paraná contribui para a formação superior de seus colaboradores, por meio de valores mensais cedidos para gestão pela Associação dos Funcionários (AFUF), com aplicação exclusiva como bolsa auxílio para a faculdade. Em 2022 foram 63 beneficiados.

Subsídio para Pós-Graduação

A cooperativa apoia o desenvolvimento de conhecimento especializado no negócio por meio do subsídio à Pós-Graduação. Em 2022, 31 colaboradores foram beneficiados com o reembolso de 70% do valor dos cursos escolhidos. 

Coaching e Mentoring

Seja no momento de transição da carreira técnica para a de gestão ou frente às exigências e mudanças dos processos de trabalho, a Federação apoia as lideranças em seu desenvolvimento por meio de estratégias de Coach e Mentoring. Em 2022, usufruíram do processo de Coach quatro lideranças e, do Mentoring, dois líderes.

Orçamento Zero

Em 2022, a Unimed Paraná trabalhou com um conceito de orçamento diferente, chamado de metodologia base zero. A ação foi pensada pela área da Controladoria e contou com o apoio de um consultor externo e foi dividida em duas fases. A primeira consistiu no alinhamento de conceitos econômicos e financeiros, com a apresentação da metodologia de orçamento para todos os gestores da equipe e profissionais que gerenciam alguma parte do orçamento das áreas. Ao todo, a primeira fase contou com três encontros, no qual o consultor aplicou a metodologia e reviu alguns conceitos.

A segunda etapa do projeto contou com a revisão de processos, adequação de gastos, readequação de equipes, entre outros fatores. Esse ajuste recebeu, também, o apoio do consultor, que contatou os gestores de forma individual para auxiliar no entendimento da metodologia e na readequação das atividades.