Campanha do Agasalho

Para a campanha do agasalho de 2022, a Unimed Paraná contou com a parceria do Sesc. Durante o projeto, diversos pontos de coleta foram distribuídos pela sede administrativa da cooperativa. Com o apoio de colaboradores voluntários, foram feitas as contagens das doações recebidas, que totalizaram 1.149 peças de roupa e 70 pares de calçado, e, após o término, a equipe do Sesc realizou a coleta e doação de roupas e calçados.

Campanha de Alimentos

Durante todo o mês de junho e início de julho, mais de 400 colaboradores da Unimed Paraná participaram das atividades voltadas ao cooperativismo durante a tradicional Integração Unimed Paraná (IUP). Além de gincanas e atividades, os profissionais puderam contribuir, de maneira pessoal, com formas de cultivar, diariamente, o respeito entre os colegas. 
O fechamento do ciclo de atividades do IUP aconteceu com uma palestra sobre o cooperativismo e, ainda, convidou os colaboradores a doarem alimentos não perecíveis. Toda a arrecadação, que totalizou 180 quilos de alimentos, foi entregue à Ocepar (Organização das Cooperativas do Estado do Paraná).

Cartão digital

Em maio de 2022, o Manuel de Intercâmbio (MIN) da Unimed Brasil foi atualizado, estabelecendo o Cartão Virtual como documento de identificação do beneficiário. A decisão foi tomada após um movimento iniciado em 2021, que contou com a participação da Unimed Paraná. Nesse processo, foram realizadas reuniões com grandes Singulares do Sistema Unimed, com a Unimed Mercosul, além da participação em comitês promovidos pela Unimed do Brasil.

Para preparar as Singulares para essa atualização, a Unimed Paraná também promoveu diversos encontros, com temas como a revisão do MIN, a adoção do Cartão Virtual e as estratégias para a utilização dessa tecnologia.

Para 2023, o objetivo é descontinuar a versão do Cartão Físico, mantendo apenas o Cartão Virtual para atendimento dos beneficiários da Unimed Paraná. Destacamos, apenas, que a via física não será extinta, mas a meta é atingir 90% da carteira de cliente no formato virtual – uma economia prevista de R$ 237 mil.

Digitalização de documentos

A Gestão Financeira da Unimed Paraná encontrou, através da digitalização de documentos e automatização de processos, um caminho para reduzir não só alguns gastos considerados desnecessários dentro da cooperativa, mas também para contribuir com o meio-ambiente. Os arquivos da área foram quase que completamente digitalizados e automatizados, tornando os processos mais ágeis e aumentando a segurança. 
Dentro dessa ação, a área passou a incentivar que os contratantes acessassem todas as informações necessárias, como boletos, faturas e relatórios, na plataforma da Unimed. Conforme o gestor da área, Dulcídio Gulak, no passado, alguns relatórios de contratantes eram enviados para impressão em gráfica e, depois, encaminhados os responsáveis, o que gerava mais gastos e desperdício de papel.

Outro processo que foi praticamente extinguindo da área foi o processo de pagamento. Tudo aquilo que era impresso e que exigia coleta de assinatura, atualmente é feito por meio de pastas compartilhadas com outras áreas, em arquivos digitalizados. Vale destacar que tais ações foram incentivadas pela pandemia, mas se fortaleceram ainda mais em 2022.
Como pontuado, a ação gerou um impacto financeiro considerável para a cooperativa, pois não há mais o custo de impressão e envio do material para os beneficiários e contratantes. E, além disso, há o impacto ambiental com a diminuição do uso e descarte de papel.


 

Venda de materiais recicláveis

Na Unimed Paraná, os papeis e papelões recicláveis que são utilizados durante o ano, têm um destino especial. Eles são vendidos para a empresa vizinha à cooperativa, Piazzetta Comércio Aparas de Papel Ltda., onde são descaracterizados e, após o processo, destinados às Indústrias Papeleiras de Reciclagem. Dessa maneira, é possível descartar e devolver tais materiais para o processo produtivo.
O valor arrecadado com a venda desses produtos é destinado para a AFUF. Em 2022, foram reciclados aproximadamente 4 toneladas de material, que geraram R$ 958 destinados para a associação, que promove benefícios como presentes em datas comemorativas, sorteio de brindes, cestas de Natal e de Páscoa, entre outros.