Realizações 2022


Não é novidade que o setor de Saúde Suplementar passa, há algum tempo, por um cenário difícil. Consequentemente, tais desafios impactam diretamente o Sistema Unimed. Contudo, é por meio do esforço conjunto de todos os públicos - colaboradores, cooperados e Singulares – que temos desenhado caminhos para rever a situação e vencer esse momento desafiador.
Dessa maneira, em 2022, celebramos realizações importantes da cooperativa, que busca, através da sinergia e da cooperação, construir projetos voltados à sustentabilidade e crescimento do Sistema. Um grande exemplo é o projeto de construção de um Hospital de Alta Complexidade da Unimed no Biopark, anunciado neste ano, fruto de uma parceria da Unimed Paraná com a Unimed Costa Oeste e o Biopark – Parque Científico Tecnológico, com inauguração prevista para 2025.
Com foco também nos impactos sociais causados pelo nosso negócio, aliado à ampliação de nossas atividades e, consequentemente, mais renda para nossos médicos cooperados, está em andamento a implementação do Plano Paraná Cooperativo, iniciado em agosto. O projeto – uma parceria com o Sistema Ocepar - visa a oferta de planos de saúde mais acessíveis às cooperativas do estado do Paraná, principalmente dos ramos de agronegócio e crédito

Já as ações voltadas à inovação movimentaram, diretamente, 400 pessoas durante o Programa Ideia em Ação – Ciclo 2022, somando 60 horas de capacitação. Ao todo, foram 68 ideias propostas, com cinco selecionadas para implantação e testes em 2023. Destacamos, ainda, os R$ 3 milhões em deduções tributárias via Lei do Bem, com os projetos de inovação realizados na cooperativa neste ano, e as 15 horas de capacitação, via Programa de Desenvolvimento de Líderes (PDL), com foco em Futuro da Saúde, Métricas e Modelos de Inovação.
.

400

pessoas envolvidas

5

projetos selecionados

60

horas de capacitação

Lei do Bem

R$ 3 milhões

em dedução fiscal com projetos de inovação

15 horas

de capacitação, via Programa de Desenvolvimento de Líderes (PDL) foco em Futuro de Saúde, Métricas  e Modelos de Inovação.
Além disso, dentro da cooperativa, realizamos uma reestruturação do organograma, que teve como objetivo o equilíbrio do volume de ações, projetos e processos das diretorias, gerando maior agilidade, dinâmica e celeridade para a Federação. Paralelamente, ao longo do ano, também foi realizado o planejamento da revisão das Diretrizes Estratégicas Estaduais, que serão executadas no próximo ano.

Já com foco nas Singulares paranaenses, o ano de 2022 foi marcado pela implantação das Células de Retenção nas Singulares e a plataforma de dados clínicos no Data Lake, bem como a modernização da Ferramenta DW. Também foram disponibilizados os novos serviços de CGP Compliance e Gestão de Riscos. 

Além disso, ao longo deste ano, as Singulares utilizaram 32 Serviços Centralizados oferecidos pela Federação, que totalizaram 183 mil atendimentos, além de 134 mil atendimentos específicos do SAC, e 4,2 milhões de digitalizações realizadas no ano pelo CEDIP.
Também foram utilizados 46 serviços de Assessoria e Consultoria, que representaram 41 mil atendimentos..

Entre 2018 e 2022, as Consultorias de Gestão Preventiva (CGPs) geraram 3,3 mil ações propostas, sendo 750 de exposição ao risco, e 2,5 mil de oportunidade de melhoria. Dessas, 54% foram concluídas, 31% estão em execução e 15% foram canceladas. 
 
  • 750 ações propostas de exposição ao risco – 49% concluídas, 38% em execução e 13% canceladas
  • 2.503 ações propostas de oportunidade de melhoria – 55% concluídas, 29% em execução e 16% canceladas

Somente em 2022, foram realizadas 14 devolutivas presenciais, que envolveram também 14 áreas. Em relação ao tema, foi realizada a Pesquisa Reação CGP, que atingiu 97% de satisfação, 85% de excelência e NPS 86. 

Ressaltamos, ainda, que estão em andamento os projetos:

  • Estruturar Rede de Atendimento no estado para produtos Low Cost
  • Implantar projeto para obter informação assistencial em tempo real, acompanhamento da jornada do paciente até o desfecho clínico e a integração de dados de saúde e administrativos – Projeto Integra
  • Implantar Projeto de Governança de Dados e Informações
  • Desenvolver trabalho preventivo para a Redução da Judicialização do PAC
  • Implantar o processo de Automatização da Liberação e Rastreabilidade de Guias no Aplicativo Unimed Cliente PR
Destacamos, também, a implantação do agendamento on-line do centro de Atenção Primária à Saúde (APS) e do Centro de Atenção à Saúde (CAS) via app Cliente. Com isso, houve ganho na agilidade do atendimento, além de proporcionar mais autonomia aos beneficiários.

Treinamentos e desenvolvimento

Um dos princípios do cooperativismo, e pilar da Unimed Paraná, o investimento em educação e treinamentos acontece de maneira contínua. A Unimed Paraná proporcionou, em 2022, mais de 3 mil horas de treinamentos para as Singulares, que somaram aproximadamente 2,5 mil participações. Ao todo, foram contabilizados mais de 90 títulos, com destaque para as turmas de Inglês (450 horas) e os treinamentos Sistema de Gestão Nótus (288 horas).

Contamos também com o apoio do Sescoop-PR, que em 2022 disponibilizou 1,5 milhão; deste valor 474 mil para a Federação, 416 mil para as Unimeds do estado do Paraná e 611 mil em pós graduações. A Federação ainda complementou com 189 mil em capacitações. Esses recursos atingiram 8.160 participações e 2.271 horas.

SIAS

Alinhada à missão de proporcionar a sustentabilidade do Sistema Unimed Paraná, e em complemento ao processo do SIAS-PR - Sistema de Indicadores para Análise e Acompanhamento das Singulares Operadoras do Paraná, a Federação realizou um conjunto de ações visando ajudar as Singulares a avaliar e definir medidas de gestão em busca da melhora de seus resultados, incluindo linhas de auxílio econômico-financeiro.  

Foram vários planos de trabalho formatados individualmente, por uma equipe multidisciplinar da Federação, em conjunto com cada Singular, buscando atender às necessidades diante de desafios gigantes em relação à alta sinistralidade e outros percalços ocorridos nesse ano atípico. 
Os macros processos gestão da rede prestadora e operações de intercâmbio e processos de regulação de saúde foram minuciosamente detalhados para ajudar na recuperação de Singulares, em especial 11 Unimeds, que se encontravam em risco, entre eles:
 
  • Revisão de negociações com prestadores
  • Análise de intercâmbio, visões prestadora e executora
  • Busca de aperfeiçoamento de parecer técnico em auditoria médica
  • Gestão de medicamentos de alto custo 
  • Auditoria de contas, entre outros

Foram mais de 60 reuniões ou consultorias técnicas com esse único objetivo.  O resultado foi a evolução positiva da maioria das Singulares.