Mensagem do Presidente

GRI 2-11

Anualmente, quando produzimos este relatório de sustentabilidade, há uma complexa análise de todos os projetos, ações e processo realizados dentro e fora da Unimed Paraná. Durante essa construção, reforçamos o motivo de existirmos: as Singulares paranaenses. É em prol da união e fortalecimento do Sistema que nós, como Federação, trabalhamos e pensamos todas as nossas atividades.

Não é segredo para ninguém que os últimos anos têm sido extremamente desafiadores para o setor da Saúde Suplementar e, consequentemente, para o Sistema Unimed. Em 2022, o cenário de recuperação pós-pandemia trouxe ainda mais alertas ligados à sustentabilidade do nosso setor. Contudo, destacamos todos os esforços que juntos estamos realizando para reverter e ultrapassar esse cenário, com a certeza de que nos tornaremos mais fortes, coesos e cooperativos.

O compromisso que a Unimed Paraná tem com a comunidade, oficializado em nossa missão e visão, é traduzido também em todas as ações e projetos que norteiam o nosso negócio. Os impactos que tais atividades provocam em todos os nossos públicos, sejam eles sociais, ambientais ou financeiros, são analisados e relatados dentro do nosso relatório anual de sustentabilidade, que pelo sétimo ano é produzido dentro das diretrizes do GRI (Global Reporting Initiative).

Este relatório, além de analisar todos os impactos causados, traz um paralelo de conteúdos estabelecidos no ano, relacionados ao desempenho do período anterior. O documento preza não só pela transparência do negócio – um dos princípios da Unimed Paraná -, como também nos ajuda a refletir sobre a nossa trajetória, analisando conquistas e desafios do ano.

Desejo que a leitura traga uma visão geral do trabalho desenvolvido por todas as áreas da nossa cooperativa, esclarecendo a atuação da Unimed Paraná em diferentes dimensões da sociedade, prezando sempre pela sinergia e intercooperação.

Paulo Roberto Fernandes Faria
Presidente da Unimed Paraná