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A Unimed Santa Catarina conquistou a recertificação do Programa Ouvidoria de Excelência do Sistema Unimed – edição 2022, na categoria “EXCELENTE COM DESTAQUE”, concedida pela Unimed do Brasil. Ao alcançar a pontuação máxima (68 pontos), a Federação obteve o mais alto nível da recertificação, quando o grau de qualidade do atendimento é maior e sua implementação significa a busca por uma Ouvidoria diferenciada. Na rigorosa apuração do serviço foram analisadas desde a forma de se comunicar com os públicos externo e interno, a infraestrutura disponibilizada ao trabalho do ouvidor até as ações para a prevenção de Notificações de Investigação Preliminar (NIPs) e litígios pela ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), com resultados que contribuem para a proteção da imagem da marca no mercado e junto aos beneficiários dos seus planos de saúde, a sustentabilidade da Unimed, a satisfação e a fidelização de clientes.
O presidente da Unimed SC, Dr. Alberto Gugelmin Neto, comemorou com a equipe o importante resultado do Programa de Ouvidoria da Unimed do Brasil, do qual já foi coordenador, quando esteve na vice-presidência da Confederação, nos anos de 2017 a 2020. “A Ouvidoria é um dos serviços mais importantes, porque tem a missão de receber as manifestações dos clientes referentes ao atendimento em todas as áreas da Operadora. Isso serve de base para uma permanente autoavaliação e permite tomada de decisões mais assertivas, com foco nas reais necessidades e nos anseios dos nossos beneficiários, com a implementação de melhorias e aperfeiçoamento nos processos de toda a organização. Portanto, obter a nota máxima na recertificação significa que estamos fazendo muito bem o nosso dever de casa, na meta permanente por encantar os clientes, razão maior de nossa existência”.
A nova certificação terá validade por mais 2 anos, tempo em que a Unimed SC será portadora do Selo “EXCELENTE COM DESTAQUE”. No decorrer desse período, a Federação se mantém atenta às solicitações dos clientes e em constante busca de avanços na Ouvidoria, ampliando cada vez mais a satisfação daqueles que confiam à Operadora a sua saúde, de seus familiares e colaboradores.
Programa Ouvidoria de Excelência
O Programa Ouvidoria de Excelência (POE) é desenvolvido pela Unimed do Brasil em parceria com diversas Singulares e Federações, por meio do Comitê Nacional de Ouvidores do Sistema Cooperativo Unimed, e apoio da consultoria IBRC (Instituto Ibero-Brasileiro de Relacionamento com o Cliente). A ação tem a finalidade de estruturar as Ouvidorias do Sistema Unimed, compartilhando suas realidades, necessidades e desafios regionais. O modelo de referência busca uma visão estratégica da Ouvidoria e reforça seu papel como instrumento de apoio para a boa governança, além de atender à Resolução Normativa (RN) nº 323/13, da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), como unidade de segunda instância no atendimento de solicitações, queixas e sugestões dos clientes. Assim, o POE busca transformar a vivência entre as Unimeds e os clientes, com foco não apenas na solução de conflitos, mas na prevenção deles a partir do investimento em melhorias de processos capazes de evitar a judicialização e recorrência das demandas, e por fim aumentando a satisfação dos beneficiários.
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