https://www.unimed.coop.br/site/o/sites-theme/images/cards-noticias/noticias-padrao.png

Programa “De Repente o Câncer” propõe a reconstrução da trajetória do Cuidado Oncológico no Sistema Unimed de SC

        04 de setembro, 2023
     O programa De Repente o Câncer vem alcançando importantes repostas para a Federação, seja na satisfação dos beneficiários, seja na maior possibilidade do controle dos custos assistenciais. Os primeiros resultados da ação foram apresentados na Reunião de Presidentes, no dia 4 de agosto, em Joinville, recebendo a aprovação e elogios dos dirigentes, que reconheceram a necessidade das atividades e demonstraram interesse em levar o modelo para as Singulares. O projeto faz uma verdadeira reconstrução da trajetória do Cuidado Oncológico no Sistema Unimed de Santa Catarina, iniciando com o rastreamento organizado de câncer de mama, pelo número expressivo de casos. Destaca-se a mudança no cuidado junto aos pacientes, com a inclusão de enfermeira navegadora como articuladora dos processos e protocolo que delimita a jornada. Já na autorização, as transformações incluem a identificação de fases críticas, uma equipe dedicada à análise oncológica e a presença de um médico auditor, agilizando os encaminhamentos técnicos.  

     A apresentação do trabalho foi realizada pela Dra. Sabrina Floriani (Médica de Atenção Integral à Saúde), Dulcimara¿Johann (gerente Assistencial) e Maike Rothenburg Mohr (coordenadora do Jeito de Cuidar Unimed). As profissionais à frente do projeto estadual ressaltaram a necessidade da capacitação das Singulares junto ao programa, nos pilares de incentivo da navegação do cuidado, do processo de autorização e dos cuidados paliativos. A gestão do custo assistencial também é foco das atividades, possibilitado pelo acesso a dados, a definição de linhas de cuidado de acordo com os casos e a mensuração dos desfechos clínicos, sempre colocando o paciente no centro do atendimento.   

     O trabalho está fortemente integrado ao Jeito de Cuidar Unimed e as Singulares que adotarem o De Repente o Câncer serão pontuadas no programa em âmbito estadual. Além disso, o selo Cliente+Intercâmbio está se adequando a uma avaliação com um foco na qualidade assistencial, e deverá incorporar, já no seu próximo ciclo de avaliação, um indicador relacionado ao De Repente o Câncer.