Voltar Projeto Sorria retoma atividades com formações de novos voluntários

https://www.unimed.coop.br/site/o/sites-theme/images/cards-noticias/noticias-padrao.png

Projeto Sorria retoma atividades com formações de novos voluntários

22 colaboradores se tornaram aptos a ingressar no projeto após passarem pela 1º oficina para novos voluntários
        03 de janeiro, 2024


A Unimed Belém concluiu a 1ª Oficina de Formação de Novos Voluntários do Projeto Sorria, uma iniciativa do setor de Responsabilidade Socioambiental. O projeto é baseado na risoterapia, onde os voluntários se fantasiam de doutores do riso e enfermeiros da alegria e levam sorrisos para as alas de hospitais da Unimed Belém e hospitais públicos da região.

O projeto, que existe há mais de 15 anos, teve suas atividades suspensas em 2019 devido à pandemia de Covid-19 e foi retomado no final do ano passado com a formação de 22 novos voluntários para a realização de ações.

A analista de Responsabilidade Socioambiental da cooperativa de saúde, Thais Salgueiro, explica que o Projeto Sorria compreende em atividades riso terapêuticas e é desenvolvida pela chamada equipe de Clows (palhaços, em tradução livre), que realiza a abordagem dos pacientes, contando histórias, fazendo brincadeiras saudáveis, esculturas de balões, interagindo com o público, contribuindo com a humanização do ambiente hospitalar.

“É de suma importância ter a oficina antes das visitas, pois o projeto sorria funciona de forma correta e responsável, com cláusulas e códigos de conduta. Por isso que deve ter a oficina, para deixar aptos os futuros voluntários. Esta foi a minha primeira oficina pelo projeto sorria, achei incrível o amor de todos pelo projeto, em querer cuidar da próxima, da solidariedade. E é essa visibilidade que a Unimed Belém deve ter perante a comunidade, servir de exemplo para o bem-estar e cuidado com o próximo, através da solidariedade”, avalia.

A formação dos novos voluntários ocorreu durante 7 sábados de 2023, onde em cada sábado os voluntários aprendiam módulos diferentes e essenciais para se tornarem aptos a realizarem visitas aos hospitais, de forma correta e humanizada, para não haver nenhum tipo de desconforto aos pacientes. Nas aulas, os participantes aprendem sobre como se comportar em diversas situações, qual postura adotar diante dos pacientes e como transmitir leveza, como moldar e esculturar balões, além de técnicas de teatro com atores profissionais formados pela UFPA. As oficinas contam, também, com a ajuda dos voluntários antigos, onde relatam suas experiências e amor ao Projeto Sorria.

Para concluir a formação, é necessário passar por etapas de classificação. A cada módulo apresentado, os participantes são avaliados por meio de interações propostas pelos professores. No último dia, os voluntários aptos a ingressar no projeto realizam uma prova final, aplicada pelos professores e atores que ministraram a oficina.

Após a retomada do projeto, a primeira atividade do grupo será a participação na programação interna da campanha Janeiro Branco da Unimed Belém, atendendo ao convite do setor de Recursos Humanos, onde os Clows visitarão todas as unidades próprias da cooperativa, no período de 16 a 31 de janeiro. Os voluntários pretendem provocar discussões e reflexões sobre comportamentos relacionados à pressa e no que isso afeta as relações de trabalho, de forma alegre e leve. Além desta programação, terão visitas periódicas aos hospitais da Unimed Belém.

Para Nelson Delgado, coordenador dos voluntários e professor do Projeto Sorria, a iniciativa causa mudanças significativas em todo ambiente hospitalar. “Quando chegamos não ‘tratamos’ somente os pacientes. Entendemos que os colaboradores que estão ali também estão em um ambiente cansativo e bem esgotado. Por isso, o Sorria vem com a proposta de ressignificar o local, trazendo a arte clown e promovendo mudanças de energia em todos os sentidos, seja em uma UTI ou na recepção do hospital”, pontua.

As oficinas de formação do Projeto Sorria serão realizadas periodicamente, a cada 6 meses, sendo a próxima em agosto de 2024. As inscrições ainda não estão abertas, as informações serão divulgadas via Intranet.


 

 

Categorias

Não há configuração de filtros.

Facebook

 

Instagram

Leia Também