Voltar Unimed Belém realiza doação de lenços para vítimas de escalpelamento

Unimed Belém realiza doação de lenços para vítimas de escalpelamento

Ação foi realizada em alusão ao Dia nacional de combate e prevenção ao escalpelamento e o Dia do voluntariado
        31 de agosto, 2023
A Unimed Belém, em parceria com a Cooperativa Social de Trabalho Arte Feminina Empreendedora (Coostafe), participou da programação em alusão ao Dia Nacional de Combate e Prevenção ao Escalpelamento, realizada pela Organização dos Ribeirinhos Vítimas de Acidente de Motor (ORVAM), na última segunda-feira (28). Na ocasião, a cooperativa de saúde efetuou a entrega de lenços às filiadas da ORVAM. A iniciativa também celebrou o Dia do Voluntariado, instituído na mesma data.
 

Coordenada entre os setores de Responsabilidade Social e Departamento de Comunicação e Marketing da Unimed Belém.

 

A ação contou com a participação da Coostafe, cooperativa de ressocialização de internas do Centro de Reeducação Feminino (CRF), ligada a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP). A colaboração pretende dar visibilidade às questões econômicas, sociais e ambientais, aspectos que formam o tripé para o conceito de sustentabilidade da cooperativa de saúde.




A engenheira ambiental Thais Salgueiro, assessora de sustentabilidade da Unimed Belém, explica que os turbantes doados foram confeccionados com peças de enxoval do Hospital Unimed Prime que seriam descartadas e incineradas. Ao todo, 454,85 kg de tecidos, como lençóis de campos cirúrgicos, fronhas, mantas cirúrgicas e peças de enxoval do hospital em desuso, rasgadas ou inutilizáveis, foram doados a Coostafe. Parte deste material foi utilizada para a confecção dos lenços destinados à ORVAM, já a outra parte dos materiais entregues servirão para confecção de enxovais de bebês, bolsas e estojos.

 
“Nós trabalhamos com essa doação desde 2022 e, por estarmos na semana de combate ao escalpelamento, pensamos nessa associação conhecida nacionalmente que é a ORVAM, onde elas também trabalham questões sociais por meio de ações de valorização da autoestima e empoderamento dessas mulheres. Paralelo a isso, trazemos os aspectos ambientais, com a reutilização do material que foi doado, e econômicos porque os materiais entregues a Coostafe servirão para que as internas trabalhem em outros tipos de produtos, fomentando a economia circular”, detalhou a assessora.

Mudança na autoestima.

Na avaliação de Darci Lima, presidente da ORVAM, a iniciativa agrega valor ao trabalho realizado pela ONG há 12 anos, uma vez que as mulheres se veem valorizadas e respeitadas. Atualmente, a ORVAM possui 169 mulheres cadastradas, entre crianças, adolescentes e adultas, atendidas no pós-acidente e participam de projetos e atividades de autoestima, empoderamento e combate ao preconceito.
 
Lenços confeccionados pela COOSTAFE e doados a ORVAM

 

“É um impacto muito grande de mudança na autoestima. Eu sempre falo que esse acidente é uma violência contra mulher. Por isso é emocionante fazer esse trabalho com elas, pois vemos elas chegarem aqui cabisbaixas e saem com um sorriso, com um olhar diferenciado, muda tudo colocar uma peruca na cabeça, um lenço. Então faz toda diferença”, pontua.



Há 26 anos, Regina Formigosa convive com as sequelas do escalpelamento sofrido em 1995. Desse período, 12 anos já foram dedicados ao trabalho voluntário como peruqueira na ORVAM. Ela esclarece que os lenços, assim como as perucas, são muito mais que um acessório que traz a autoestima para as vítimas do acidente.



 
“É um acessório que faz parte do nosso dia a dia porque não podemos ficar sem. O nosso couro cabeludo tem uma função muito importante que é de proteger a nossa cabeça, sem ele ficamos ainda mais vulneráveis. Por isso, é indispensável o uso de lenços ou perucas. Eu tenho uma gaveta cheia de lenços, sempre uso e sempre que tem alguém precisando dou um, mas hoje eu não vim de lenço porque ia receber aqui. Toda ação que envolve as vítimas de acidente é bem-vinda, principalmente quando se trata de autoestima”, avaliou.

Categorias

Não há configuração de filtros.

Facebook

 

Instagram

Leia Também