Notícias

Dezembro Vermelho: o cuidado contra as ISTs não pode parar

O acesso à informação faz com que esta luta continue a avançar e a conscientizar cada vez mais pessoas
        09 de dezembro, 2024


 

O mês de dezembro é conhecido por abraçar a luta contra as ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis), entre elas, a Aids (doença causada pela infecção do Vírus da Imunodeficiência Humana – HIV). O acesso à informação faz com que essa luta continue a avançar e a conscientizar cada vez mais pessoas. 

Entre as principais ISTs estão: herpes genital, cancro mole – cancroide, HPV, Doença Inflamatória Pélvica – DIP, donovanose, hepatites B e C, gonorreia e infecção por Clamídia, Linfogranuloma venéreo – LGV, sífilis, Infecção pelo HTLV e tricomoníase.

As transmissões são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos e ocorrem por meio do contato sexual desprotegido. O termo é utilizado, pois o portador pode passar a doença adiante mesmo sem sintomas claros. 

A conscientização é o primeiro passo em direção ao cuidado. Por isso, usar camisinha masculina ou feminina em todas as relações sexuais ainda é o método mais eficaz para evitar a contaminação pelas ISTs.  

Vale destacar que o vírus Aids/HIV é transmitido por meio de relações sexuais desprotegidas, por agulhas ou objetos cortantes contaminados ou na gestação de mãe para filho.