Notícias

Voltar Encontro Aberto Xico Stockinger

https://www.unimed.coop.br/site/o/sites-theme/images/cards-noticias/noticias-padrao.png

Encontro Aberto Xico Stockinger

        22 de julho, 2022

Neste ano comemorativo, em que a Unimed Federação/RS completa 50 anos de fundação, a Central de Serviços Unimed/RS completa 25 anos e o Instituto Unimed/RS completa 15 anos, celebramos esse momento especial para o Sistema Unimed no Estado com muitas atividades e projetos culturais ao longo do ano. E, pensando também em presentear Porto Alegre nos seus 250 anos, viabilizamos através de patrocínio o projeto de restauração da obra pública do artista plástico e escultor Xico Stockinger, intitulada Homens e Touros, que fica localizada na Praça Dom Sebastião.

Além do restauro das placas metálicas do monumento, serão recuperadas a estrutura e a caixa de concreto que sustenta a obra. O processo está programado para ser finalizado em novembro. A restauração da obra é financiada pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura - Pró-cultura @sedac_rs @acontecenaculturars e é realizada pela @oscsempreviva

Para iniciarmos a apresentação do projeto à comunidade, convidamos a todos para prestigiar um encontro aberto, que será realizado neste sábado, dia 23, às 14h, em frente ao monumento. Ao longo do bate-papo, serão apresentados os detalhes da obra de Francisco Stockinger, como a técnica e materiais utilizados. Também será abordado o estado de conservação do monumento, mostrando in loco as patologias existentes e a proposta de intervenção para a conservação da obra.

Na ocasião, estarão presentes a filha do artista, Jussara Stockinger, e o artista Carlos Tenius, autor do Monumento dos Açorianos e amigo de Xico. O encontro é aberto para a sociedade em geral e terá em torno de 30 minutos de duração. Em caso de chuva, será transferido para o próximo sábado, dia 30 de agosto. 

Acompanhe também o perfil oficial do projeto @arquipelagocultural

Não há configuração de filtros.
 

Assuntos